O SERTÃO E O SERTANEJO COMO ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS EM O PAÍS DE SÃO SARUÊ
Visualizações: 169DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.59Palavras-chave:
Vladimir Carvalho, O País de São Saruê, Sertão, SertanejoResumo
O País de São Saruê, documentário da década de 70 dirigido por Vladimir Carvalho, é uma exploração incisiva da realidade social do sertão, enfatizando as lutas e desafios do sertanejo. Este estudo tem como objetivo decifrar a representação do sertão e do sertanejo no contexto histórico e político brasileiro apresentado no filme. Adotou-se uma metodologia que envolveu a análise da ficha técnica do filme, sua estrutura narrativa, teses propostas, palavras-chave pertinentes às teses, cenas e frases significativas e uma análise crítica correlacionando o filme à realidade social. As influências literárias, especialmente de Os Sertões de Euclides da Cunha, são palpáveis, assim como as reflexões sobre o período da Ditadura Militar. O documentário evidencia conflitos tais como: adversidades climáticas,
desigualdades socioeconômicas e a resistência histórica do sertanejo. Em suma, O País de São Saruê não só documenta as adversidades do sertão, mas também posiciona o sertanejo como um pilar na história e política do Brasil, ressaltando sua persistente resistência e luta.