O PROCESSO DE INSTALAÇÃO DE UMA ESCOLA CONFESSIONAL PROTESTANTE METODISTA NO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MT (1955-1965)

Visualizações: 103

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.79

Palavras-chave:

Colônia Nacional Agrícola de Dourados, Ensino confessional, História de instituição escolar

Resumo

Este artigo objetiva socializar alguns elementos acerca do processo de instalação de uma instituição confessional protestante, a Escola Metodista, situada no Município de Dourados, no Estado de Mato Grosso, durante o período de 1955 a 1965. Explicita resultados parciais obtidos em pesquisa de Doutorado em Educação em desenvolvimento em que, a partir dos conceitos de representações, se busca, por meio da análise de fontes documentais, compreender como transcorreu a vinda dos fundadores da Escola para a referida região, no período histórico no qual foi implantada a Colônia Nacional Agrícola de Dourados (CAND), marcada pelo processo de colonização recente do governo Getúlio Vargas (1930-1945). Os resultados apontam que a instalação da Escola pelo casal Francisco e Áurea Brianezi esteve interligada ao trabalho missionário que esses sujeitos realizaram anteriormente na Missão Evangélica Caiuá (MEC), onde desenvolviam o ensino e a evangelização junto aos indígenas. O processo de instalação da Escola Confessional Metodista no Município deve ser compreendido pela migração do casal de missionários oriundos dos estados de Minas Gerais e do Paraná, estando, de um lado, relacionado às atividades desenvolvidas pelos protestantes junto à Missão, e, de outro, ao cenário de colonização desencadeado pela CAND, no Sul de Mato Grosso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariza Salete Backes Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda em Educação (Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD), Bolsista/FUNDECT, Membra
do GEPHEMES

Referências

ARAKAKI, Suzana. Dourados: memórias e representações de 1964. Dourados: Editora UEMS, 2008.

BRIANEZI, Áureo. Informação verbal. Concedida à pesquisadora Mariza Salete Backes Silva, em Dourados-MS, em 10 de julho de 2023.

CAMPESTRINI, Hidelbrando; GUIMARÃES, Acyr Vaz. História de Mato Grosso do Sul. 2ª. ed. Campo Grande: Gráfica e Papelaria Brasília, 1991.

CARLI, Maria Aparecida Ferreira. Dourados e a democratização da terra: povoamento e colonização da Colônia Agrícola Municipal de Dourados (1946-1956). Dourados: Editora da UFGD, 2008.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre as práticas e representações. 2ª. ed. Lisboa: Difel, 2002.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do campo. 2ª. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010.

MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Universitária São Francisco, 2004.

MENEZES, Ana Paula. Atividades econômicas na Colônia Agrícola Nacional de Dourados (Cand): a agricultura e a exploração da madeira (1950-1970). 2012. 137f. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2012.

NAGLIS, Suzana Gonçalves Batista. Marquei aquele lugar com o suor do meu rosto: os colonos da Colônia Agrícola Nacional de Dourados - CAND (1943 - 1960). 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2014.

OLIVEIRA, Benícia Couto de. A política de colonização do Estado Novo em Mato Grosso (1937-1945). 1999. 255f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Assis- SP, 1999.

OLIVEIRA, Benícia Couto de. (Org.). Histórias que (re) contam história: análise do povoamento, colonização e reforma agrária do sul de Mato Grosso do Sul. Dourados: Ed. UFGD, 2013.

QUEIROZ, Paulo Roberto Cimó. Articulação econômica e vias de comunicação do antigo sul de Mato Grosso (século XIX e XX). In: LAMOSO, Lisandra P. (Org.). Transporte e políticas públicas em Mato Grosso do Sul. Dourados, MS: Editora da UFGD, 2008. p. 15-75

VIÑAO FRAGO, Antonio. Historia de la educación y historia cultural: posibilidades, problemas, cuestiones. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 0, p. 63-82, set./out./nov./dez. 1995.

Downloads

Publicado

2024-01-17

Como Citar

Silva, M. S. B. (2024). O PROCESSO DE INSTALAÇÃO DE UMA ESCOLA CONFESSIONAL PROTESTANTE METODISTA NO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MT (1955-1965). Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(2), 120–130. https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.79

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.