AS AULAS REMOTAS NO ENSINO MÉDIO

IMPLICAÇÕES, DIFICULDADES E PERCEPÇÕES

Visualizações: 65

Autores

  • Janete Cristiane Jarczeski Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v9i3.128

Palavras-chave:

Aulas Remotas, Ensino Médio, Educação Humazinadora

Resumo

Este texto relata sobre as aulas remotas implantadas no período da Pandemia Covid-19, como atividades de ensino e aprendizagem mediadas pelo uso das tecnologias. Estabelece um diálogo com autores que tratam da urgência em abordar a temática, analisando os desafios enfrentados no processo educativo escolar, como: o currículo, a falta de estrutura material e de rede de internet, uso da plataforma digital, o estudo individual, organização do tempo e espaço para o home office e, principalmente o pulsar brutal da desigualdade social constatada na vivência do ensino remoto. Mesmo diante de tantas adversidades, professores e professoras, mediados (as) por uma gestão democrática, mobilizaram ações colaborativas e coletivas para superar dificuldades e imposições. Como professora de História, no movimento da escuta sensível, foi proposto um questionário, aos (às) estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, organizado com 4 questões objetivas e uma subjetiva, que busca analisar a problemática: Quais as dificuldades e as percepções dos estudantes sobre as aulas remotas, no período da pandemia da Covid-19? O levantamento, sistematização e análise quantitativa e qualitativa dos dados, são uma ação relevante para organização da prática político-pedagógica humanizadadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Cristiane Jarczeski, Universidade Federal do Pampa

Graduação em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994). Especialização em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998). Mestrado Profissional em História - FURG (2020). Atualmente é professora de História da Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama.

Referências

CARA, Daniel. Faltou humildade à secretaria para ouvir os professores. Centro do Professorado Paulista, O Portal do Professor, São Paulo, 10 jun/2020.

Disponível em: https://www.cpp.org.br/informacao/entrevistas/item/15447-faltou#, Acesso em: 08/11/2021.

HOBSBAWN, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

NÓVOA, António. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 8-12, ago. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/905. Acesso em: 07 nov. 2021.

SANTOS, Boaventura de Souza. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SANTOS, Laymert Garcia dos. Emergir na Emergência. 21 Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Vídeo Brasil. Leituras Comunidades Imaginadas. 2019, p. 194 – 205. Disponível em: http://bienalsescvideobrasil.org.br/webroot/uploads/21Bienal_Leituras_PT.pdf. Acesso em: 08 nov. 2021.

SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade. Andes SN. Janeiro 2021, p. 37 – 49. Disponível em: https://www.sintese.org.br/download/educacao-na-pandemia-a-falacia-do-ensino-remoto/ Acesso em: 10/11/2021

Downloads

Publicado

2024-05-16

Como Citar

Jarczeski, J. C. (2024). AS AULAS REMOTAS NO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES, DIFICULDADES E PERCEPÇÕES. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(3), 91–106. https://doi.org/10.62236/missoes.v9i3.128

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.