AS AULAS REMOTAS NO ENSINO MÉDIO
IMPLICAÇÕES, DIFICULDADES E PERCEPÇÕES
Visualizações: 65DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v9i3.128Palavras-chave:
Aulas Remotas, Ensino Médio, Educação HumazinadoraResumo
Este texto relata sobre as aulas remotas implantadas no período da Pandemia Covid-19, como atividades de ensino e aprendizagem mediadas pelo uso das tecnologias. Estabelece um diálogo com autores que tratam da urgência em abordar a temática, analisando os desafios enfrentados no processo educativo escolar, como: o currículo, a falta de estrutura material e de rede de internet, uso da plataforma digital, o estudo individual, organização do tempo e espaço para o home office e, principalmente o pulsar brutal da desigualdade social constatada na vivência do ensino remoto. Mesmo diante de tantas adversidades, professores e professoras, mediados (as) por uma gestão democrática, mobilizaram ações colaborativas e coletivas para superar dificuldades e imposições. Como professora de História, no movimento da escuta sensível, foi proposto um questionário, aos (às) estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, organizado com 4 questões objetivas e uma subjetiva, que busca analisar a problemática: Quais as dificuldades e as percepções dos estudantes sobre as aulas remotas, no período da pandemia da Covid-19? O levantamento, sistematização e análise quantitativa e qualitativa dos dados, são uma ação relevante para organização da prática político-pedagógica humanizadadora.
Downloads
Referências
CARA, Daniel. Faltou humildade à secretaria para ouvir os professores. Centro do Professorado Paulista, O Portal do Professor, São Paulo, 10 jun/2020.
Disponível em: https://www.cpp.org.br/informacao/entrevistas/item/15447-faltou#, Acesso em: 08/11/2021.
HOBSBAWN, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
NÓVOA, António. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 8-12, ago. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/905. Acesso em: 07 nov. 2021.
SANTOS, Boaventura de Souza. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SANTOS, Laymert Garcia dos. Emergir na Emergência. 21 Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Vídeo Brasil. Leituras Comunidades Imaginadas. 2019, p. 194 – 205. Disponível em: http://bienalsescvideobrasil.org.br/webroot/uploads/21Bienal_Leituras_PT.pdf. Acesso em: 08 nov. 2021.
SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade. Andes SN. Janeiro 2021, p. 37 – 49. Disponível em: https://www.sintese.org.br/download/educacao-na-pandemia-a-falacia-do-ensino-remoto/ Acesso em: 10/11/2021