CORPO-EMPRESA: SOBRE CORPORALIDADES E DOUTRINA DA EFICIÊNCIA E SEUS REFLEXOS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES

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Autores

  • Andressa R. Bissolotti Santos Universidade Federal do Paraná
  • Josiane Caldas Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Corpo, Mercado, Educação, Produtivismo, Academia

Resumo

A percepção de que o ser humano fora apropriado pelo mercado, transformando-o em um corpo-empresa,
desprovido de subjetividade, e produtivo, afeta todos âmbitos da sociedade, inclusive as academias no Brasil. Esta
pesquisa busca refletir acerca da justificativa adotada e difundida pelo mercado em relação à educação, em especial
a relação custo vs investimento. O corpo estaria completamente dissociado de sua subjetividade? Na autodisciplina
e na biopolítica quem diz a norma? O próprio sistema de pesquisa acadêmica nas universidades sujeita-se muito
mais às regras do mercado do que à produção do conhecimento. O mercado tornou-se o espaço de veridição.

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Biografia do Autor

Andressa R. Bissolotti Santos, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Direitos Humanos e Democracia na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Pesquisadora
do Eixo de Relações Familiares do Núcleo de estudos em Direito Civil -Virada de Copérnico, bem como do Núcleo
de Direitos Humanos e Vulnerabilidades. Graduada em Direito, com habilitação em Teoria do Direito e Direitos
Humanos pela UFPR. Consultora da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/PR.

Josiane Caldas, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Direitos Humanos e Democracia na Universidade Federal do Paraná - UFPR. Especialista em
Políticas Públicas e Especialista em Cooperativismo. Membro do Núcleo de Direito Cooperativo e Cidadania da
UFPR. Advogada e Economista. Pesquisadora convidada da Universidade de Coimbra/PT.

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Publicado

2024-11-08

Como Citar

Santos, A. R. B., & Caldas, J. (2024). CORPO-EMPRESA: SOBRE CORPORALIDADES E DOUTRINA DA EFICIÊNCIA E SEUS REFLEXOS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 7(2). Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/343

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