FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS ACERCA DO ESTÁGIO EXTRACURRICULAR, UMA ALTERNATIVA
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Formação de Professores; Ética; Estágio Extracurricular.Resumo
No exercício da profissão docente cabe ao professor não apenas o domínio do conhecimento da área especifica e o desenvolvimento de habilidades e de saberes, mas também o comprometimento com a ética profissional no exercício da docência. Nesse sentido, os espaços destinados aos estágios extracurriculares nos cursos de formação inicial de professores contribuem, sobremaneira, para a formação docente, auxiliando não apenas na
constituição de habilidades, competências e conhecimentos específicos da área de formação, mas, também, na perspectiva de formação ética e profissional. Desse modo, este trabalho, que teve como base teórica autores como Pimenta(2005), Perrenoud(2002), Freire(1996), Schön(1992), entre outros, relata uma pesquisa desenvolvida com um grupo de estagiários em processo de estágio extracurricular vinculados à Prefeitura Municipal de Uruguaiana/RS, com o objetivo de investigar como pensam os futuros professores sobre sua formação e futura profissão. O instrumento de coleta de informações foi um questionário aberto elaborado pelas pesquisadoras. Com base nas respostas dos estagiários, evidenciamos que o estágio extracurricular é uma oportunidade de construir conhecimentos teórico-práticos, proporcionando as mais diversas experiências e contribuindo para que o estagiário se torne um professor crítico e reflexivo sobre a própria prática.