A POLÍTICA É SÓ UMA PROMESSA: ANÁLISE DO USO DOS JINGLES NA CAMPANHA ELEITORAL PARA PREFEITO EM BELÉM-PA (2012-2016)

Autores

  • Bruno da Silva Conceição Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rodolfo Silva Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-5855-0393

Palavras-chave:

Jingles Políticos; Eleições; Campanha Eleitoral; Belém-PA

Resumo

As promessas dos candidatos contidas nos jingles das campanhas eleitorais podem se tornar realidade? Nossa hipótese é de que nos jingles aparece o aspecto de produção de promessas, ou mundos possíveis, baseados em ficção. Ou seja, a campanha majoritária seria sempre uma batalha de retórica, sem compromisso de executar o futuro prometido, em relação a um eleitor passivo. Para fazer uma análise das promessas de campanha na propaganda política, realizamos um estudo de caso dos jingles dos dois candidatos ao cargo de prefeito, na cidade de Belém do Pará, que foram ao segundo turno nas eleições municipais de 2012 e de 2016, quais sejam, Zenaldo Coutinho (PSDB) e Edmilson Rodrigues (PSOL). Os resultados indicam que ambos os jingles são promessas baseadas em pouco conteúdo.

Biografia do Autor

Bruno da Silva Conceição, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Rodolfo Silva Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

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Publicado

2024-02-14

Como Citar

Conceição, B. da S., & Marques, R. S. (2024). A POLÍTICA É SÓ UMA PROMESSA: ANÁLISE DO USO DOS JINGLES NA CAMPANHA ELEITORAL PARA PREFEITO EM BELÉM-PA (2012-2016). Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 4(3), 45–62. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/215

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