DESVALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA

USOS DOS MIDIÁTICOS E A CONSTRUÇÃO NEGATIVA DA PROFISSÃO

Visualizações: 172

Autores

  • Vinicius da Silva Freitas Universidade Estácio de Sá
  • Frank Cardoso Centro Universitário Vale do Cricaré
  • José Roberto Gonçalves Abreu Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-6098-9856

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.303

Palavras-chave:

Midia, Educação, Desvalorização, Docência

Resumo

Com o passar dos anos as sociedades avançaram, a educação evoluiu, os modos como os alunos aprendiam foram evoluindo e o que se compreendia por professor, isto é, como definição básica do que se compreende por esta profissão, também teve alterações relevantes. Buscou-se compreender o grupo de informações e o motivo da recorrência dessa desvalorização e da construção negativa da profissão docente, com intuito de analisar como alguns veículos midiáticos desenvolvem informações e dados sobre esse contexto de desprestígio sobre a formação de educador. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfica, segundo o método de revisão narrativa. Nesse método de revisão as narrativas possuem natureza opinativa, pois a seleção o texto utilizado na pesquisa é realizado segundo a opinião do autor com a intencionalidade de reforçar o seu ponto de vista. Levando em consideração a desvalorização do profissional educador, é concluído que a principal causa é a alteração social, que por sua vez afeta diretamente o trabalho docente, que alteram o perfil desses professores, impondo tecnologias, elevando as cargas horárias, com salários baixos e menos respeitos dentro do ambiente escolar, entre outras situações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá.

Frank Cardoso, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré.

José Roberto Gonçalves Abreu, Universidade Federal do Espírito Santo

 Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

ALGEBAILE, Evangeline et al. Prefácio. AFFONSO, Claudia et al. (Orgs.) Trabalho docente sob fogo cruzado. 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2021.

ASSUNÇÃO, Ada Ávila; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Intensificação do trabalho e saúde dos professores. Educação e Sociedade, v. 30, n. 107. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000200003

CARVALHO, Tatiane. Os impactos da globalização na educação: desafios da profissão docente. Revista Temporis [ação]. v.15, n.1, p.117-126, jan.-jun. 2015.

CERICATO, Itale Luciene. A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 230, p. 273-289, maio/ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/373714647

ENS, Romilda Teodora et al. Evasão ou permanência na profissão: políticas educacionais e representações sociais de professores. Revista Diálogo Educação, Curitiba, v. 14, n. 42, mai.-ago. 2014. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS09

FERREIRA, Tarcísio José; SILVA, Luís Gustavo Moreira da. O papel da escola e suas demandas sociais. Projeção e Docência, v. 5, n. 2, dez. 2014.

GUISSO, L. Desafios no processo de escolarização: sentidos atribuídos por professores doa anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 172 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2017.

HAMMES, Lúcio Jorge. JUNIOR, Eduardo Garralaga Melgar. O IMPACTO DA FORMAÇÃO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 336-352, mai.-ago, 2018. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.6802

JACOMINI, Márcia Aparecida; ALVES, Thiago & CAMARGO, Rubens Barbosa de. Plano Nacional de Educação e remuneração docente: desafios para o monitoramento da valorização profissional no contexto da meta 17. Florianópolis, 37ª Reunião Nacional da ANPEd, 2015. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.24.2386

KREIN, J.D. & COLOMBI, Ana Paula F. A reforma trabalhista em foco: Desconstrução da proteção social em tempos de neoliberalismo autoritário. Educ. Soc., Campinas, v. 40, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302019223441

LIRA, I. S. de. A desvalorização do trabalhador docente brasileiro: o que dizem os documentos oficiais? Revista Profissão Docente. Uberaba, v.13, jul.-dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.31496/rpd.v13i29.625

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

MONTEIRO, Alice Nantala Pereira. VAZ, Bárbara Regina Gonçalves. MOTA, Rafael Silveira da. DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES, Revista Latino-Americana de Estudos Científico – RELAEC, b. 03, n. 13, jan.-fev. 2022.

NARDI, Elton Luiz; SCHNEIDER, Marilda Pasqual. Condições de trabalho docente: novas tessituras das políticas de avaliação para a qualidade. Revista Centro de Educação, v. 39, n. 1, jan.-abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.5902/198464449123

NOBRE, MR. BERNARDO, VM. JANETE, FB. Evidence Based Clinical practice. Part 1: Well structured clinical questions. Ver. Assoc. Med. Bras, 2003.

PIRES, Marla Moniely de Souza. Trabalho docente e desvalorização do profissional da educação no brasil. Goiânia, 2021.

SANTOS, Westerley A. Uma reflexão necessária sobre a profissão docente no Brasil, a partir dos cinco tipos de desvalorização do professor. Sapere Aude – Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p.349-358. 2015.

SILVA, Maurina P.G.O. A silenciosa doença do professor: burnout, ou o mal-estar docente. Guarujá, 2014.

SILVA, O.O.N. da; MIRANDA, T. G; BORDAS, M.A.G. Condições de trabalho docente no Brasil: ensaio sobre a desvalorização na educação básica. Jornal de Políticas Educacionais. v. 13, n. 39, nov. 2019.

SILVA, Osni Oliveira Noberto da; MIRANDA, Theresinha Guimarães; BORDAS, Miguel Angel Garcia. Condições de trabalho docente no Brasil: ensaio sobre a desvalorização na educação básica. Jornal de Políticas Educacionais, v. 13, n. 39, p. 1-16, nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.68301

SOUZA, J.B.R. de; BRASIL, M.A. de J. S.; NAKADAKI, V.E.P. Desvalorização docente no contexto brasileiro: entre políticas e dilemas sociais. Ensaios Pedagógicos (Sorocaba), v.1, n. 2, mai.-ago. 2017.

SPOLIDORIO, Janaína. Por que o professor é desvalorizado? Centro do Professor Paulista, São Paulo, 30 jul. 2018.

VAZ, Bárbara Regina Gonçalves. O processo de trabalho docente no contexto das políticas públicas educacionais para formação docente em educação a distância: precarização. Anais | VI Encontro Humanístico Multidisciplinar – EHM e V Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares – CLAEHM. Novembro, 2020, Online.

Downloads

Publicado

2024-08-19

Como Citar

Freitas, V. da S., Cardoso, F., & Abreu, J. R. G. (2024). DESVALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: USOS DOS MIDIÁTICOS E A CONSTRUÇÃO NEGATIVA DA PROFISSÃO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(1), 01–17. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.303

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.