EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA A PARTIR DO FILME AVATAR 2 - O CAMINHO DA ÁGUA
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https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.304Palavras-chave:
Filmes, Interdisciplinaridade, Ensino médioResumo
O artigo é resultado de projeto de pesquisa e descreve as possibilidades didáticas do uso do filme Avatar 2 – o caminho da água no contexto educacional em relação a problemática ambiental a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A relação que se estabelece com o uso de filmes é devida as grandes perspectivas de olhares que ele permite, enquadrando-se como uma forma de arte. Objetiva analisar as cenas apresentadas no filme interdisciplinarmente, elencando possibilidades de atividades didáticas que possuem relação ao ensino de Biologia numa perspectiva da educação ambiental crítica (EAC). Pergunta-se: Como promover a sensibilização sobre educação ambiental de forma interdisciplinar por meio do filme Avatar 2 para o processo de ensino no Ensino Médio? Com abordagem qualitativa por meio da Análise de Conteúdo (AC), foram selecionadas e examinadas 17 cenas cujos resultados demonstram que emergiram 3 categorias principais de conteúdos que podem ser trabalhados no Ensino Médio a saber: Evolução: um conceito além das aparências; Ecologia: um encontro com a EA; Diversidade Biológica e a EA, entrelaçados com aspectos da cultura, além de abordar outros temas, como humanidades, para promover a sensibilização e a crítica sobre a Educação Ambiental que deve ser propiciada no contexto escolar.
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