SABER EDUCACIONAL E O ENSINO DE HISTÓRIA:

CONTRIBUTOS ACERCA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

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Autores

  • William Adão Ferreira Paiva Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

História, Patrimônio, Ensino de História, Educação Patrimonial, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este artigo apresenta como escopo um recorte, em alusão à pesquisa realizada no Programa de PósGraduação em História (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH/FURG), cujo
objetivo foi contribuir para o desenvolvimento do ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em
Rio Grande/RS, a partir de uma proposta de Educação Patrimonial, trazendo como referencial a Catedral de São
Pedro. Ela foi a primeira igreja erguida no Estado do Rio Grande do Sul, tendo suas obras iniciadas no ano de
1755, sendo reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural através do Decreto Lei nº 25 de 30/11/1937 e
considerada ainda um dos símbolos da cidade. Utilizou-se como método para coletar os dados deste trabalho a
Pesquisa Bibliográfica e também a Pesquisa Documental, diante das fontes referentes a Memória, a Catedral de
São Pedro enquanto Patrimônio Histórico e Cultural bem como as práticas educativas dos professores, entremeadas
ao ensino de História.

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Biografia do Autor

William Adão Ferreira Paiva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da
Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH/FURG. Bacharel em Arquivologia pela FURG.

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Publicado

2024-11-14

Como Citar

Paiva, W. A. F. (2024). SABER EDUCACIONAL E O ENSINO DE HISTÓRIA:: CONTRIBUTOS ACERCA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 8(1). Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/370

Edição

Seção

DOSSIÊ HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADES

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