ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA EXPERIÊNCIA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
Visualizações: 89Palavras-chave:
Ensino Público; Políticas de Acesso e Permanência; Assistência Estudantil.Resumo
Compreender a relação existente entre o binômio acesso/permanência no ensino superior é fundamental para identificar os avanços e os desafios que refletem no enfrentamento das expressões da questão social. A pesquisa objetivou identificar como as políticas de permanência na Universidade Federal do Pampa são implementadas para contribuir com o atendimento das demandas de alunos(as) em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O estudo teve natureza qualitativa, sendo usados como fonte os documentos do Núcleo de Desenvolvimento Estudantil do Campus São Borja, da Secretaria Acadêmica e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários. Obteve-se apoio na legislação nacional e buscou-se dados complementares com a realização de pesquisa de opinião pública. O processo de pesquisa, com a análise dos resultados, teve como norte o método dialético crítico via análise de conteúdo. Ficou evidente que somente o acesso não garante a permanência dos(as) acadêmicos(as), muitos, são ainda os desafios para que a universidade seja realmente para todos(as). Importantes conquistas foram materializadas como política de cotas e demais benefícios. Porém, a pesquisa de opinião pública demonstrou que existe necessidade de maior orçamento, investimento em saúde mental, pesquisa conjuntural, acolhimento, estruturação universitária e municipal, assim como o constante estímulo ao pertencimento acadêmico enquanto direito público.