ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA EXPERIÊNCIA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Visualizações: 89

Autores

Palavras-chave:

Ensino Público; Políticas de Acesso e Permanência; Assistência Estudantil.

Resumo

Compreender a relação existente entre o binômio acesso/permanência no ensino superior é fundamental para identificar os avanços e os desafios que refletem no enfrentamento das expressões da questão social. A pesquisa objetivou identificar como as políticas de permanência na Universidade Federal do Pampa são implementadas para contribuir com o atendimento das demandas de alunos(as) em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O estudo teve natureza qualitativa, sendo usados como fonte os documentos do Núcleo de Desenvolvimento Estudantil do Campus São Borja, da Secretaria Acadêmica e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários. Obteve-se apoio na legislação nacional e buscou-se dados complementares com a realização de pesquisa de opinião pública. O processo de pesquisa, com a análise dos resultados, teve como norte o método dialético crítico via análise de conteúdo. Ficou evidente que somente o acesso não garante a permanência dos(as) acadêmicos(as), muitos, são ainda os desafios para que a universidade seja realmente para todos(as). Importantes conquistas foram materializadas como política de cotas e demais benefícios. Porém, a pesquisa de opinião pública demonstrou que existe necessidade de maior orçamento, investimento em saúde mental, pesquisa conjuntural, acolhimento, estruturação universitária e municipal, assim como o constante estímulo ao pertencimento acadêmico enquanto direito público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Maia Pessôa, Universidade Federal do Pampa

Pós-doutora em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Doutora em Serviço Social, pelo
mesmo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS (2010). Professora Associada na Universidade Federal do Pampa.

Pedro Luiz Pecoits Salaberry, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Pampa- São Borja. Especialista em Saúde Coletiva e
Políticas Públicas pela Faculdade Anhanguera- Polo São Borja RS. Técnico Enfermagem (aposentado).

Downloads

Publicado

2024-01-06

Como Citar

Pessôa, E. M., & Salaberry, P. L. P. (2024). ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA EXPERIÊNCIA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(1), 221–243. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/51

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.