A PRESENÇA DE PROFESSORES HOMENS EM CLASSES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Tensões e Resistências

Visualizações: 54

Autores

  • Adeilson Paula PREFEITURA MUNICIPAL DE MENDES https://orcid.org/0000-0002-7588-3501
  • Maria Alice Rezende Gonçalves Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Docente. Gênero. Educação Infantil. Equidade.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar como se deu o processo de inserção e de permanência do docente do gênero masculino na Educação Infantil, uma vez que esse segmento da educação é um ambiente historicamente dominado por docentes mulheres. Assim, verificaremos as trajetórias profissionais dos docentes, compreendendo as razões que os levaram a decidir por essa área predominantemente feminina do magistério. Empregamos a metodologia quantitativa e qualitativa como caminho para a problematização do caso, que permitiu a análise dos dados coletados. Foram aplicados 2 (dois) questionários através da Plataforma Googledoc com questões fechadas e abertas realizadas com os docentes do gênero masculino por meio do compartilhamento de link do formulário pelas redes sociais WhatsappFacebook e por e-mail. Utilizamos nesse trabalho as percepções e considerações de 11 docentes participantes da pesquisa que atuam ou atuaram na Educação Infantil, em unidades educacionais do estado do Rio de Janeiro. Concluímos que a principal forma de entrada e permanência dos docentes do sexo masculino na Educação Infantil é a aprovação e posse nos concursos públicos. No entanto, é necessário construir uma Educação Infantil com equidade de gênero onde os homens sejam incluídos nesse segmento, como as experiências de nossos entrevistados demonstraram. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adeilson Paula, PREFEITURA MUNICIPAL DE MENDES

Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela Universidade do Estado do Rio de
Janeiro.

Maria Alice Rezende Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora Em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Titular na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2024-01-06

Como Citar

Paula, A., & Gonçalves, M. A. R. (2024). A PRESENÇA DE PROFESSORES HOMENS EM CLASSES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: Tensões e Resistências. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(1), 120–143. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/54

Edição

Seção

DOSSIÊ: INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO: OLHARES TEÓRICOS E PRÁTICOS

Artigos Semelhantes

<< < 10 11 12 13 14 15 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.