O DIREITO À CIDADE E A MULHER NEGRA

Visualizações: 131

Autores

  • Cristine Jaques Ribeiro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-1660-8200
  • Carla Silva Avila Universidade Católica de Pelotas

Palavras-chave:

Direito à cidade; Mulher negra; Cidade; Racismo.

Resumo

O presente texto propõe problematizar o tema do direito à cidade e o lugar do corpo da mulher negra frente ao espaço urbano no enfrentamento do racismo estrutural. A cidade apresenta-se como o lugar da reprodução das desigualdades sociais, espaciais, ambientais e econômicas. As relações da cidade são marcadas pela negação da existência do heterogêneo fruto da construção social imposta pela formação colonial que reproduz os processos de segregação em que vive a população periférica. Com essa realidade, a mulher negra sofre com os discursos e práticas que reproduzem e fortalecem o machismo, o patriarcado e o racismo. O que se pretende, com este estudo, é problematizar tal realidade e provocar a reflexão para além da questão econômica em que vive o corpo da mulher negra, compreendendo que as relações de gênero e de raça são resultados da formação sócio-histórica brasileira no habitar desta po O presente texto propõe problematizar o tema do direito à cidade e o lugar do corpo da mulher negra frente ao espaço urbano no enfrentamento do racismo estrutural. A cidade apresenta-se como o lugar da reprodução das desigualdades sociais, espaciais, ambientais e econômicas. As relações da cidade são marcadas pela negação da existência do heterogêneo fruto da construção social imposta pela formação colonial que reproduz os processos de segregação em que vive a população periférica. Com essa realidade, a mulher negra sofre com os discursos e práticas que reproduzem e fortalecem o machismo, o patriarcado e o racismo. O que se pretende, com este estudo, é problematizar tal realidade e provocar a reflexão para além da questão econômica em que vive o corpo da mulher negra, compreendendo que as relações de gênero e de raça são resultados da formação sócio-histórica brasileira no habitar desta população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristine Jaques Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Serviço Social pela PUC/RS. Atualmente coordena o grupo de estudos e pesquisa Questão Agrária, Urbana e ambiental e Observatório dos conflitos da Cidade vinculados ao curso de Serviço Social e Pós-graduação em Políticas Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas.

Carla Silva Avila, Universidade Católica de Pelotas

Doutoranda em Política Social e Direitos Humanos/UCPEL. Mestre em Ciências Sociais UFPEL. Professora de
Sociologia UCPel.

Downloads

Publicado

2024-01-09

Como Citar

Ribeiro, C. J., & Avila, C. S. (2024). O DIREITO À CIDADE E A MULHER NEGRA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 5(2), 66–83. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/136