A RELIGIOSIDADE NO ENSINO PRIMÁRIO NO MEIO RURAL DE CAXIAS DO SUL/RS (1948-1954)

UM OLHAR A PARTIR DE IMPRESSO PEDAGÓGICO

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Autores

Palavras-chave:

História da Educação; Escolas Rurais; Religiosidade; Impresso Pedagógico.

Resumo

A religiosidade na região de colonização italiana é um elemento significativo do ponto de vista das práticas culturais. Nesse sentido, analisar a influência que um impresso pedagógico exerceu no processo de ensino e aprendizagem desenvolvido pelas professoras no meio rural é o objetivo deste trabalho. A pesquisa de cunho histórico documental, a partir das lentes teóricas da História Cultural, sustenta-se em autores como Chartier (2002) e Pesavento (2004). Desse modo, buscou-se compreender aspectos das práticas sociais estabelecidas no meio rural do município gaúcho de Caxias do Sul, a partir de representações evidenciadas no impresso pedagógico Despertar, jornal sob a responsabilidade editorial da Secretaria Municipal de Educação e que circulou no município, sobretudo no meio rural, entre os anos de 1948 a 1954. A metodologia construída envolveu seleção de fontes impressas do jornal Despertar, bem como a elaboração de quadros e tabelas procurando atribuir sentido as representações sobre a influência que a religiosidade produziu no modo como as práticas pedagógicas “deveriam” cumprir as sugestões propostas pelo jornal. Como resultados do estudo, é perceptível que havia o entendimento de que o exercício partilhado da fé fortalecia a identidade do grupo. Nesse contexto, a escola, por meio dos professores, não somente se inseria, mas tinha uma atuação importante, o que, possivelmente, angariava a cooperação e o reconhecimento da comunidade para outras questões sugeridas pela administração pública municipal. É possível que a igreja e a escola, nesse sentido, atuavam conciliando as suas práticas, colaborando para a constituição de um grupo harmônico, com características homogêneas, o que possivelmente favorecia a internalização de práticas que se desejava disseminar entre as pessoas que viviam na área rural.

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Biografia do Autor

Elisângela Cândido da Silva Dewes, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Educação, pela Universidade de Caxias do Sul

José Edimar Souza, Universidade de Caxias do Sul

Professor do Programa de Pós Graduação em Educação. pela Universidade de Caxias do Sul.

Samanta Vanz, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Educação, pela Universidade de Caxias do Sul

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

Dewes, E. C. da S., Souza, J. E., & Vanz, S. (2024). A RELIGIOSIDADE NO ENSINO PRIMÁRIO NO MEIO RURAL DE CAXIAS DO SUL/RS (1948-1954): UM OLHAR A PARTIR DE IMPRESSO PEDAGÓGICO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 8(3), 35–53. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/160

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