FILMES CINEMATOGRÁFICOS NA ESCOLA

UMA ESTRATÉGIA PARA ENSINAR ENGENHARIA GENÉTICA E BIOÉTICA NO ENSINO MÉDIO

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Autores

  • Monica Strege Médici Universidade Federal de Tocantins
  • Kellen Cristhina Inácio Sousa Universidade Federal de Goiás
  • Marcelo Franco Leão Instituto Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Cinema; Ensino de Ciências; Estratégia de ensino; Metodologia.

Resumo

Usar filmes cinematográficos como estratégia de ensino de Ciências é uma alternativa ao cotidiano que, por vezes, se mostra enfadonho aos estudantes. Cabe ao professor apresentar meios que promovam o interesse dos estudantes e que estes se aproveitem do aprendizado a fim de melhorar a rotina das aulas. O presente trabalho foi desenvolvido em 2019 na Escola Estadual Professora Maria Esther Peres, em Vila Rica/MT, com 27 estudantes do 3º Ano do Ensino Médio com o objetivo de estudar Engenharia Genética e Bioética e suas implicações sociais por meio de dois filmes “A Ilha” (2005) e “Uma Prova de Amor” (2009). Os filmes foram contextualizados tendo em vista a promoção da reflexão e da criticidade, para além do conhecimento conceitual. Após assistir aos filmes, discutiu-se as ideias dos roteiros e seus desfechos e foram confeccionados painéis para apresentados para toda comunidade escolar, em forma de seminário. A metodologia utilizada é qualitativa e os resultados observados apontam que os alunos se apropriaram dos conceitos relativos aos temas, engenharia genética e bioética, e se mostraram capazes de promover uma discussão pautada nos valores éticos sobre o papel da ciência na sociedade.

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Biografia do Autor

Monica Strege Médici, Universidade Federal de Tocantins

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2006). Professora de Ciências e Biologia da Escola Estadual Professora Maria Esther Peres
(EEPMEP), Vila Rica/MT. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Tocantins (UFT).

Kellen Cristhina Inácio Sousa, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Ciências Biológicas pela Uni-ANHANGUERA (2008), Mestre (2012) e Doutora (2018) em
Genética e Melhoramento de plantas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia /GO. Professora de
Ciências, Biologia e Química no Colégio Vale do Araguaia, Vila Rica/MT.

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Mato Grosso

Graduado em Química Licenciatura Plena com habilitação em Física pela UNISC. Pós-Graduado em Orientação Educacional (Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira (UFMT). Mestre em Ensino (Univates). Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Professor e Coordenador, Departamento de Ensino, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa, Av. Vilmar Fernandes, 300, Setor Santa Luzia, Confresa/MT.

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

Médici, M. S., Sousa, K. C. I., & Leão, M. F. (2024). FILMES CINEMATOGRÁFICOS NA ESCOLA: UMA ESTRATÉGIA PARA ENSINAR ENGENHARIA GENÉTICA E BIOÉTICA NO ENSINO MÉDIO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 8(2), 104–114. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/169

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