ASPECTOS HISTÓRICOS DOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM RIO GRANDE/RS
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Educação Especial; Autismo (TEA); História Oral.Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo compreender o processo de formação da Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi, instituição voltada à escolarização de crianças e adolescentes com Transtorno Espectro Autista (TAE), localizada no município de Rio Grande/RS na voz dos sujeitos ativos no seu surgimento. Para isso, buscou-se também investigar e compreender a influência das concepções de educação especial e de educação inclusiva, da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e das ações políticas das ultimas décadas, ou seja, desdobramentos importantes no âmbito nacional no período que sucede os fatos que estudamos. Em 1993 foi criado pela AMAR – Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Rio Grande/RS o centro de atendimento ao autista que mais tarde, ao se constituir como Escola Municipal foi nomeada em homenagem a psicóloga que desenvolveu os primeiros acompanhamentos no município. Na primeira parte apresentamos aspectos relacionados aos estudos que envolvem a manifestação, o diagnóstico e os principais consensos dos especialistas a respeito da escolarização de crianças com TEA e os contornos estabelecidos pela implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008 - 2018) em relação ao financiamento de instituições privado-assistenciais. Na segunda parte apresentamos os pressupostos metodológicos da pesquisa em curso feita pela via da narrativa, da oralidade e da memória coletiva visando as movimentações que desencadearam os primeiros atendimentos a crianças autistas no período entre 1984 e 1996 aprofundando o olhar para as narrativas dos sujeitos que atuaram na conformação de um grupo de mães em busca de atendimento, seu encontro com a psicóloga Maria Lucia Luzzardi na APAE Rio Grande/RS, dois fatores locais determinantes para a criação e manutenção da Escola.