CARTA AOS POLONESES

A IDENTIDADE POLONESA PRESENTE NAS PUBLICAÇÕES JORNALÍSTICAS DO INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores

  • Selma Antonia Pszdzimirski Viechnieski Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Imigrantes Poloneses; Identidade; Religiosidade; Jornal; Fontes de Pesquisa.

Resumo

Este artigo mostra a intenção nas publicações jornalísticas, voltadas ao público imigrante polonês no início do século XX, na afirmação da questão identitária, fortemente marcada pela religiosidade católica, e como essas publicações influenciaram na constituição da Colônia Amola Faca, hoje município de Virmond, fundada em 1921. A fé católica, a nacionalidade, a polonidade se constituem nos laços que estruturam a identidade da colônia, sendo força de agregação. Assim como os demais grupos étnicos, os poloneses vão delinear uma nova vida, marcada por experiências que vão situar sua própria existência, sua família e seu grupo de pertença. Toda discussão está pautada especialmente no estudo de publicações de jornais do período, traduzidas para este fim, constituindo-se como importante fonte de pesquisa acerca do período.

Biografia do Autor

Selma Antonia Pszdzimirski Viechnieski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestra em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora de História da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Viechnieski, S. A. P. (2024). CARTA AOS POLONESES: A IDENTIDADE POLONESA PRESENTE NAS PUBLICAÇÕES JORNALÍSTICAS DO INÍCIO DO SÉCULO XX. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(1), 43–61. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/187

Edição

Seção

DOSSIÊ FONTES, MÉTODOS E ABORDAGENS NAS CIÊNCIAS HUMANAS: PARADIGMAS E PERSPECTIVAS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.