HISTÓRIA E MEMÓRIA: ALGUMAS IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E TESSITURAS DO ENSINO DE HISTÓRIA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO
Visualizações: 74Palavras-chave:
história – memória – história oral – Ensino de históriaResumo
Este texto é composto por duas partes, a primeira em parceria, tem por objetivo refletir acerca da memória e da história, como conceitos debatidos por teóricos e pesquisadores. Enquanto a segunda, apresenta a a análise de uma prática pedagógica escolar relacionada à história e à memória, planejada e desenvolvida com um grupo de vinte estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Silva Gama, Cassino, Rio Grande – RS, na qual a autora atua como professora de história. O intuito da ação pedagógica no ensino de história é discutir as ideias dos estudantes acerca do que entendem por Memória e História, contrastando suas considerações com pequenos excertos de pensamentos de alguns pensadores e historiadores com diferentes concepções sobre a temática proposta. Posteriormente os estudantes relataram sua história de vida produzindo um texto escrito, destacando os aspectos relevantes. Em grupos, conversaram e trocaram ideias e informações sobre fotografias trazidas por eles identificando diferentes fases e acontecimentos de suas vidas. Em seguida, arrolaram acontecimentos relativos ao seu ano de nascimento, os quais foram relatados e sistematizados em aula. As considerações expressas nas narrativas escritas pelos estudantes foram analisadas de forma qualitativa, observando os conceitos apresentados e dialogando com teóricos que dão suporte ao ensaio.