AULAS TEMÁTICAS

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Visualizações: 112

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.266

Palavras-chave:

Aulas Temáticas, Ensino de História, Metodologias ativas

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de implantação de  uma sequência didática com o tema  “Aulas Temáticas: um relato de Experiência”, cujo objetivo é descrever e compartilhar os principais resultados e desafios enfrentados pela proposta metodológica voltada ao Ensino de História. A problemática gira em torno da conciliação entre o ensino de história, com foco no despertar o interesse dos alunos e a adaptação ao currículo escolar e a disponibilidade de tempo para aprofundar os conteúdos. Este trabalho envolve uma pesquisa de natureza descritiva e qualitativa, baseado no ensino pela pesquisa. As bases epistemológicas estão fundamentadas nas discussões propostas por autores como Marc Bloch (2001), Braudel (1965), Febvre (2022) e Monteiro (2007). As Aulas Temáticas são uma alternativa interessante, pois criam momentos únicos de reflexão e (re) avaliação do conhecimento, além de permitir a participação da família e da sociedade no processo de aprendizagem.  Foram desenvolvidas de forma interdisciplinar envolvendo áreas afins. Foram utilizadas metodologias ativas e métodos da terapia cognitiva comportamental para dinamizar o ensino, bem como torná-lo mais atraente ao público alvo. O Artigo descreve o processo de aplicação dessa prática, bem como aponta alguns resultados e desafios da proposta metodológica voltada ao Ensino de História na escola particular Educandário Arte do Saber, em Redenção, Pará. Embora a amostra seja limitada, a priori, pode-se dizer que tais práticas foram eficazes, trazendo à tona reflexões mais profundas do fazer e ensinar, além de criar memórias, vínculos e saberes que transcendem os muros da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Norvinda Alves da Silva Neta, Centro Universitário Internacional

Licenciada em História pelo Centro Universitário Internacional (2018) e em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Pará (2011). Pós Graduação no Ensino de História (UNINTER) e Terapia cognitiva (TCC) (ÚNICA) pela Universidade Única. Atualmente, docente - Secretaria de Educação Cultura e laser de Redenção e Mestranda no Ensino de História pelo Programa de pós-graduação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Referências

BECK, Judith S. Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e Prática. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BLOCH, Marc. Introdução; & A história, os homens e o tempo. In: . Apologia da história, ou, O ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 41-68;

BLOCH, Marc. Introdução; & A história, os homens e o tempo. In: . Apologia da história, ou, O ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 41-68;

BRASIL, lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=L9394&text=Estabelece%20as%20diretrizes%20e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional.&text=Art.%201%C2%BA%20A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20abrange,civil%20e%20nas%20manifesta%C3%A7%C3%B5es%20culturais.

BRAUDEL, Fernand. História e ciências sociais: a longa duração. Revista de História, v. 30, n. 62, p. 261-294, 1965. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1965.123422

DA SILVA, Alexandre Ribeiro. Da BNCC a prática docente: uma proposta de ensino baseado em metodologias ativas. In. IV Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 2021, Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Congresso... Vales do Jequitinhonha e Mucuri: Ed. UFVJM, 2021.

FEBVRE, Lucien. Como reconstituir a vida afetiva do passado? A sensibilidade e a História. Rev. Laboreal, Vol 18 Nº1, 2022. Tradutor: Flora M. G. Vezzá. Disponível em: https://doi.org/10.4000/laboreal.19440. Acesso em: 22 de março de 2023. DOI: https://doi.org/10.4000/laboreal.19440

MEC, base nacional comum curricular. Acesso em 13 de junho de 2023. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base.

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, 2016.

Downloads

Publicado

2024-06-21

Como Citar

Neta, N. A. da S. (2024). AULAS TEMÁTICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(1), 01–16. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.266

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.