AULAS TEMÁTICAS
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
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https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.266Palavras-chave:
Aulas Temáticas, Ensino de História, Metodologias ativasResumo
Este artigo apresenta uma experiência de implantação de uma sequência didática com o tema “Aulas Temáticas: um relato de Experiência”, cujo objetivo é descrever e compartilhar os principais resultados e desafios enfrentados pela proposta metodológica voltada ao Ensino de História. A problemática gira em torno da conciliação entre o ensino de história, com foco no despertar o interesse dos alunos e a adaptação ao currículo escolar e a disponibilidade de tempo para aprofundar os conteúdos. Este trabalho envolve uma pesquisa de natureza descritiva e qualitativa, baseado no ensino pela pesquisa. As bases epistemológicas estão fundamentadas nas discussões propostas por autores como Marc Bloch (2001), Braudel (1965), Febvre (2022) e Monteiro (2007). As Aulas Temáticas são uma alternativa interessante, pois criam momentos únicos de reflexão e (re) avaliação do conhecimento, além de permitir a participação da família e da sociedade no processo de aprendizagem. Foram desenvolvidas de forma interdisciplinar envolvendo áreas afins. Foram utilizadas metodologias ativas e métodos da terapia cognitiva comportamental para dinamizar o ensino, bem como torná-lo mais atraente ao público alvo. O Artigo descreve o processo de aplicação dessa prática, bem como aponta alguns resultados e desafios da proposta metodológica voltada ao Ensino de História na escola particular Educandário Arte do Saber, em Redenção, Pará. Embora a amostra seja limitada, a priori, pode-se dizer que tais práticas foram eficazes, trazendo à tona reflexões mais profundas do fazer e ensinar, além de criar memórias, vínculos e saberes que transcendem os muros da escola.
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