RELAÇÃO TRABALHO E SOCIEDADE: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ADOECIMENTO NO TRABALHO

Visualizações: 36

Autores

  • Wilian Marques Dias Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Trabalho, Sociedade, Adoecimento no Trabalho, Sociologia

Resumo

Ao interrogarmos pessoas comuns sobre o que é trabalho, podemos perceber variadas tentativas de resposta a esse questionamento. Nas concepções comuns possíveis de trabalho, nota-se, em geral, que o próprio trabalho aparece enquanto diretamente associado, em muito, somente àqueles seus aspectos mais concretamente perceptíveis ao sujeito; ou seja, aparece em seu caráter fenomênico, enquanto local e/ou tipo de atividade que se realiza em vias de salário. Dessa forma, podemos perceber que, ao trabalhador, a relação de subordinação de si e de suas capacidades corpóreas à produção de bens e valores para um outro lhe aparece como uma relação natural. Com a presente pesquisa buscamos realizar uma revisão bibliográfica que nos auxilie a compreender o efeito do conjunto de alterações que a sociedade presenciou em seu modelo produtivo e que tornaram mais nítidas as prerrogativas de organização do trabalho para além das técnicas de produção material. Estas alterações permitiram a ação sobre a própria subjetividade do trabalhador, invadindo o campo subjetivo do sujeito que trabalha com discursos empresariais para a transformação de valores e concepções do sujeito sobre o trabalho, marcando a era da gestão de pessoas e dos adoecimentos psicoemocionais relacionados ao trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilian Marques Dias, Universidade Federal do Pampa

Professor Efetivo de Sociologia na Secretaria Estadual de Esducação de São Paulo, atualmente Professor Coordenador Pedagógico.

Referências

ANTUNES, R.; PRAUM, L. “A sociedade dos adoecimentos no trabalho”. Serv. Soc. Soc.,

São Paulo, n. 123, p. 407-427, jul./set. 2015.

ANTUNES, R. Adeus ao Trabalho? Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. Editora Cortês. 11. ed. 2000.

DEJOURS, C. A Loucura do Trabalho: Estudo de Psicopatologia do Trabalho. 5. ed. 12ª reimpr. São Paulo: Cortez – Oboré, 1992.

DIAS, W. M. Ensino de Sociologia em Questão: ‘O Trabalho Adoece?’, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/192578. Acesso em: 10 nov. 2020

DURKHEIM, E. Da divisão do trabalho social / Emile Durkheim; Trad.: Eduardo Brandão. –

ed. – São Paulo: Martins Fontes. 1999 (Coleção Tópicos).

LUKÁCS, G. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de Ciências Humanas, Trad.: Carlos Nelson Coutinho, São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, n. 4, p. 1-18, 1978.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos / Karl Marx; Tradução, apresentação e notas: Jesus Ranieri. – [4ª reimpr.]. - São Paulo: Boitempo, 2010.

MUSSE, R. “Apontamentos sobre o nascimento da Sociologia”. Blog da Editora Boitempo.

de nov. 2012. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2012/11/23/apontamentos-sobre-o-nascimento-da- Sociologia/. Acesso em: 20 jan. 2020.

WEBER. M. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo / Max Weber; Trad.: José Marcos Mariani de Macedo; revisão técnica, edição de texto, apresentação, glossário, correspondência vocabular e índice remissivo: Antônio Flávio Pierucci. – São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2024-07-18

Como Citar

Dias, W. M. (2024). RELAÇÃO TRABALHO E SOCIEDADE: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ADOECIMENTO NO TRABALHO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(4), 273–297. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/290

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.