AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONSIDERAÇÕES E APONTAMENTOS

Visualizações: 134

Autores

  • Camila Rezende Oliveira Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0003-0115-8996
  • Sandra Alves Reis de Queiroz Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i2.315

Palavras-chave:

Educação Infantil, Avaliação da aprendizagem, Avaliação Mediadora

Resumo

Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar os diversos instrumentos avaliativos, a fim de compreender, quais são mais eficazes para a melhoria do processo de ensino aprendizagem dos alunos da Educação Infantil. Proporcionando assim, para os professores, momento de reflexão da prática pedagógica no intuito de aprimorar todo o processo educativo. O procedimento metodológico realizado é a pesquisa bibliográfica, que consiste em um processo de compreensão da realidade, com apoio de diversas propostas teóricas, visando alcançar respostas ao objeto de estudo e em constante vigilância aos objetivos propostos. Durante o processo são apontadas algumas dificuldades em avaliar crianças tão pequenas e alguns instrumentos avaliativos, como os registros diários das observações, os relatórios individuais e o uso dos portfólios, que possibilitam ao professor além de observar e registrar as diferentes ações no processo de ensino aprendizado do aluno também permite ao professor avaliar a própria prática no intuito de melhorar a construção do conhecimento e aprendizagem do educando. Assim, discutir amplamente as concepções e práticas de avaliação faz-se necessário e urgente para a construção de uma formação cidadã na infância, onde o educador deve ter um olhar sensível e reflexivo durante todo o processo avaliativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Rezende Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Professora colaboradora do Programa de Pós -Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Sandra Alves Reis de Queiroz, Universidade Federal de Uberlândia

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [recurso eletrônico]. – 8. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2013. 45 p. – (Série legislação; n. 102).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 45ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GUARDA, Jéssica Francieli Gonçalves Duarte; CUNHA, Marion Machado. O professor da Educação Infantil: entre o trabalho e a vida. In: MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda;

HADYT, Regina Cruz. Avaliação do processo ensino aprendizagem. São Paulo:

Ática, 1998.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. 19 ed. – porto Alegre: Mediação, 2014.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2000. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola? P. 85-101.

LUCKESI, Cipriano Carlos Avaliação da aprendizagem escolar. 19 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MICARELLO. Hilda. Avaliação e transições na educação Infantil. Consulta Pública. Agosto de 2010.

PANIAGUA, Gema; PALACIOS, Jesús. Educação Infantil: resposta educativa à diversidade. Porto Alegre: Artimed, 2007.

PALMA, Rute Cristina Domingos da; CARVALHO, Sandro Pavoeiro Tavares. Processos e práticas na formação de professores da Educação Infantil. Cuiabá: EduFMT, 2013.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PIAGET, Jean. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

PIAGET, Jean. O julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafios à teoria e á prática de avaliação e reformulação de currículo. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1995.

SCRIVEN, Michael; STUFFEBEAN, Daniel. Avaliação educacional II: perspectivas, procedimentos e alternativas. Petrópolis: Vozes, 1978.

TYLER, R. (1949). Basic principles of curriculum and instruction. Chicago: Univ. Of Chicago Press.

Downloads

Publicado

2024-10-28

Como Citar

Oliveira, C. R., & Queiroz, S. A. R. de. (2024). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES E APONTAMENTOS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(2), 01–15. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i2.315