EDUCAÇÃO E CONSERVADORISMO
Visualizações: 109DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.320Palavras-chave:
Educação, Conservadorismo, Escola Pública, BrasilResumo
O presente artigo tem como objetivo central apresentar de forma sucinta os impactos do neoconservadorismo na educação brasileira em um contexto de pós-verdade. Para tanto, utiliza-se de uma revisão bibliográfica para demonstrar o avanço do neoconservadorismo e a atuação das fake news na aprovação de documentos que norteiam a educação nacional. Nesse sentido, é possível observar a atuação de movimentos como o Escola sem Partido e alguns dos seus defensores na interferência exitosa durante os debates de documentos como a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio.
Downloads
Referências
APPLE, Michael W.. “ENDIREITAR” A EDUCAÇÃO: as escolas e a nova aliança conservadora. Currículo sem Fronteiras, v.2, n.1, p.55-78, jan.-jun. 2002.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação? São Paulo: Brasiliense, 2007.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CHINN, Clark A.; BARZILAI, Sarit; Duncan, Ravit Golan. Educação para um mundo “pós-verdade”: novas direções para pesquisa e prática. Pesquisador educacional, v. 50, n. 1, p. 51–60. 2021. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X20940683 DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X20940683
FERREIRA, Ewerton da Silva. Educação, gênero e sexualidade: o debate começou muito antes do "kit gay". Revista Estudos Feministas, v. 32, p. 1-4, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2024v32n195505 DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v32n195505
FERREIRA, Ewerton da Silva. Plano nacional de promoção da cidadania e direitos humanos de LGBT: um estudo de caso sobre sua implementação no currículo do ensino médio em uma escola pública no munícipio de São Borja/RS (2009-2020). 2021. 112 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.
KATZ , Elvis Patrik; MUTZ, Andresa Silva da Costa. Escola Sem Partido – Produção de Sentidos e disputas em torno do papel da Escola Pública no Brasil. TD-Educação Temática Digital Campinas, SP, v.19, n. esp., p. 184-205jan.-mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647835
LAMOSA, Rodrigo. As frentes de ação da classe dominante na educação: entre o todos pela educação e a ideologia escola sem partido. In: LAMOSA, Rodrigo (Org.). Classe dominante e educação em tempos de pandemia: uma tragédia anunciada. Editora Terra sem Amos. Parnaíba, 2020.
LEHER, Roberto; VITTÓRIA, Paolo; MOTTA, Vânia. Educação e mercantilização em meio à tormenta político-econômica do Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, p.14-24, abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.21792
LIMA, Iana Gomes de; HYPOLITO, Álvaro Moreira. A expansão do neoconservadorismo na educação brasileira. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-463420194519091
MESSENBERG, Débora. A direita que saiu do armário: a cosmovisão dos formadores de opinião dos manifestantes de direita brasileiros. Revista Sociedade e Estado, v. 32, n. 3, set.-dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-69922017.3203004
PETERS, Michael A. Education in a post-truth world. Educational Philosophy and Theory, v. 49, n. 6, 563–566. 2017. http://dx.doi.org/10.1080/00131857.2016.1264114. DOI: https://doi.org/10.1080/00131857.2016.1264114
SAVELI, Esmeria Lourdes. A educação obrigatória nas constituições brasileiras e nas leis educacionais delas derivadas. Revista Contrapontos – Eletrônica, v.10, n.2, p. 129-146.2010.
SEFFNER, Fernando. Escola para todos: mesmo para aqueles que manifestam diferenças em sexo e gênero. In. SILVA, Fabiane Ferreira da; MELLO, Elena Maria Billig. Corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais na educação. Uruguaiana - RS: UNIPAMPA, 2011.
SHIROMA, E. O.; ZANARDINI, I. M. S. Estado e gerenciamento da educação para o desenvolvimento sustentável: recomendações do capital expressas na Agenda 2030. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp1, p. 693–714, 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13785
SIEBERT, Silvânia; PEREIRA, Israel Vieira. A pós-verdade como acontecimento discursivo. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 20, n. 2, p. 239-249, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017/200201-00-00
SILVA, Vinícius Carvalho da; VIDEIRA, Antonio Augusto Passos. Como as ciências morrem? Os ataques ao conhecimento na era da pós-verdade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1041-1073, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1041
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.