EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, MEMÓRIAS E PERCURSOS NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM AGROPECUÁRIA
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https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.323Palavras-chave:
Educação Profissional, Curso Técnico em Agropecuária, Sentido, RepresentaçãoResumo
Os fundamentos do ensino, por envolverem de forma intrínseca categorias subjetivas de existência e objetivas da prática, contribuem para a construção das representações, das quais os sentidos são formados. Neste sentido, se objetiva neste artigo analisar os sentidos produzidos no processo de formação profissional no Curso Técnico em Agropecuária, modalidade subsequente, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) — Campus Vacaria (Rio Grande do Sul), no período de 2016–2018, mediante análise de conteúdo, cotejados pela história oral e outros registros históricos. Ao interpretar as representações sociais, foi possível compreender os sentidos da educação profissional, com destaque para a possibilidade de formação em todos os níveis, a ascensão social e a mobilidade econômica. Para os egressos ressoam, como resultados sociais e econômicos, a constituição de rede de apoio e de negócios, meio pelo qual trocam saberes, informações de interesse comum e na econômica, a inserção no mercado de trabalho em postos de lideranças, investimentos na área do agronegócio, como empreendimento econômico e o aumento da renda.
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