CIDADES INVISÍVEIS
UMA PROPOSTA DE ESTUDO DA CIDADE NA AULA
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https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.408Palavras-chave:
Arqueologia Urbana, Lugares do Possivel, Henry Lefebvre, Direito à Cidade, Paisagem UrbanaResumo
Neste trabalho propomo-nos a abordar a utilidade da Arqueologia Urbana como ferramenta para o estudo, na sala de aula, da história das cidades e a sua transformação. Para isso, veremos como diferentes contributos vindos das Ciências Sociais e Humanas, em especial aqueles realizados por Henry Lefebvre, podem-nos ajudar a fazer uma Arqueologia Urbana mais consciente do papel que possuem sobre os restos históricos das cidades. Para este fim, primeiramente, faremos uma breve história da Arqueologia Urbana na Europa, para avaliar as suas potencialidades, mas também os problemas e contradições que enfrenta. Assim, refletiremos sobre alguns conceitos operacionalizados por Lefebvre para o estudo da cidade, para mostrar como nos podem ajudar nas atividades relacionadas com a Arqueologia Urbana, desde a interpretação dos contextos como a proteção e socialização do patrimônio. Uma vez visto isto, abordaremos sobre como pode ser empregada esta metodologia na sala de aula.
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