CIDADES INVISÍVEIS

UMA PROPOSTA DE ESTUDO DA CIDADE NA AULA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.408

Palavras-chave:

Arqueologia Urbana, Lugares do Possivel, Henry Lefebvre, Direito à Cidade, Paisagem Urbana

Resumo

Neste trabalho propomo-nos a abordar a utilidade da Arqueologia Urbana como ferramenta para o estudo, na sala de aula, da história das cidades e a sua transformação. Para isso, veremos como diferentes contributos vindos das Ciências Sociais e Humanas, em especial aqueles realizados por Henry Lefebvre, podem-nos ajudar a fazer uma Arqueologia Urbana mais consciente do papel que possuem sobre os restos históricos das cidades. Para este fim, primeiramente, faremos uma breve história da Arqueologia Urbana na Europa, para avaliar as suas potencialidades, mas também os problemas e contradições que enfrenta. Assim, refletiremos sobre alguns conceitos operacionalizados por Lefebvre para o estudo da cidade, para mostrar como nos podem ajudar nas atividades relacionadas com a Arqueologia Urbana, desde a interpretação dos contextos como a proteção e socialização do patrimônio. Uma vez visto isto, abordaremos sobre como pode ser empregada esta metodologia na sala de aula.

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Biografia do Autor

Francisco Folgueira Ríos, Universidade de Santiago de Compostela

Doutorando no Departamento de História da Universidade de Santiago de Compostela - Espanha. Campus Terra, Faculdade de Humanidades. Realizou mobilidade na Universidade de Cambridge - Inglaterra. Mestre em Arqueologia pela Universidade do Minho - Portugal, Graduado em Ciências da Cultura e Difusão Cultural pela Universidade de Santiago de Compostela - Espanha.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Ríos, F. F. (2024). CIDADES INVISÍVEIS: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DA CIDADE NA AULA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(3), 01–18. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.408

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA DAS HUMANIDADES: COMO ABORDAR EM SALA DE AULA TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

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