DOCUMENTAR O COTIDIANO: A FOTOGRAFIA NO PROCESSO DE TORNAR VISÍVEL A POTÊNCIA INFANTIL

Visualizações: 144

Autores

  • Miro Luiz dos Santos Bacin Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Fotografia; observação; registro; documentação pedagógica; Educação Infantil.

Resumo

Neste ensaio, objetivamos entender as possibilidades de articulação entre fotografia e práticas pedagógicas. Partimos do pressuposto de que a ação de fotografar, na Educação Infantil, exige o ato interpretativo do educador – permitindo registros planejados que revelem uma visão ampla sobre cada aluno, para a produção da documentação pedagógica, entendida como abordagem de acompanhamento e avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, com o auxílio de diferentes fontes, buscamos compreender a fotografia como uma “escuta da infância” no âmbito da escola, tornando-se, portanto, igualmente uma aliada do professor no momento de promover a visibilidade das ações da infância em formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miro Luiz dos Santos Bacin, Universidade Federal do Pampa

Jornalista, mestre em Semiótica, doutor em Comunicação Social. Professor de Fotografia e Fotojornalismo do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e docente do curso de Especialização em Mídia e Educação, Unipampa/UAB.

Downloads

Publicado

2024-01-06

Como Citar

Bacin, M. L. dos S. (2024). DOCUMENTAR O COTIDIANO: A FOTOGRAFIA NO PROCESSO DE TORNAR VISÍVEL A POTÊNCIA INFANTIL. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(1), 199–221. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/50

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.