A GEODIVERSIDADE E GEOSSITIOS LOCAIS COMO RECURSOS DIDACTICOS DA EDUCACAO AMBIENTAL: EXEMPLOS DE MAFAMMBISSE DISTRITO DE DONDO E ESTORIL CIDADE DA BEIRA MOCAMBIQUE
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Geossitios locais, Educação Ambiental, Geodiversidade , Biodiversidade e Sociodiversitdade.Resumo
Na Educação Ambiental é importante a utilização do próprio ambiente para a compreensão e interiorização das inteligações entre os componentes da Natureza e da Cultura. O Conceito de Geodiversidade que começou a ser utilizado pelos geocientistas nos finais do século XX, possui um enorme potencial para explicar a acção recíproca de causação mútua entre componetes do mundo abiótico, biótico e social. O trinómio, Geodiversidade, Biodiversidade e Sociodiversidade, empregue neste trabalho concorre para mostrar a semelhança estrutural entre as diversidades do mundo que nos rodeia e a necessidade de nessas relações encontrarmos recursos didácticos para a Educação Ambiental. Com base num traballho de campo com estudantes do 4˚ ano de Geografia da Uniaversidade Pedagógica-Delegação da Beira, visitamos dois lugares com irregularidades de terreno (geossitios) de modo a atrairmos atenção aos estudantes para observar as plantas que neles crescem a (biodiversidade) e pedimos para explorarem os conhecimentos e significados que as pessoas locais atribuem ao seu Ambiente para depois explicarem e graficamente estabelecerem as relações entre as diversidades