DAS RUAS ÀS ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS E EMPREENDEDORAS DOS IMIGRANTES SENEGALESES
Visualizações: 39Palavras-chave:
Migrações. Comunicação. Trabalho. Estratégia.Resumo
O objetivo é compreender como os imigrantes que vivem em São Borja/RS, acessam e se mantem no mundo do trabalho. A partir das atividades laborais, verificaremos as estratégias comunicacionais desenvolvidas por eles para promover a comercialização dos seus produtos. As dinâmicas de vida dos imigrantes especialmente os senegaleses que residem no município, são cercadas de dificuldades, processos de exclusões e preconceitos. Além das diferenças socioculturais, deparam-se com as proibições do governo municipal, que os impedem de comercializar os produtos na rua. Mesmo com essas intransigências, eles receberam acolhida, solidariedade e ajuda de algumas lideranças para continuarem a exercer a atividade, num espaço físico, na área central da cidade, denominada de: Banca do Moro e Banca do Aziz. A base metodológica é de cunho qualitativo, com inspiração na observação participante, entrevista e seleção das estratégias nos canais de comunicação: facebook, whatsapp, rádio, móbile e identidade visual. Evidenciamos que os imigrantes preservam as expectativas por oportunidades de emprego e geração de renda, para isso, lutam ativamente contra as indiferenças e, agem de modo, criativo e empreendedor para sobreviver e melhorar as condições de vida.