DAS RUAS ÀS ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS E EMPREENDEDORAS DOS IMIGRANTES SENEGALESES

Visualizações: 37

Autores

  • Cristóvão Domingos Almeida Universidade Federal de Mato Grosso. https://orcid.org/0000-0002-6044-4557
  • Felipe Ziembowicz Schreiner Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Migrações. Comunicação. Trabalho. Estratégia.

Resumo

O objetivo é compreender como os imigrantes que vivem em São Borja/RS, acessam e se mantem no mundo do trabalho. A partir das atividades laborais, verificaremos as estratégias comunicacionais desenvolvidas por eles para promover a comercialização dos seus produtos. As dinâmicas de vida dos imigrantes especialmente os senegaleses que residem no município, são cercadas de dificuldades, processos de exclusões e preconceitos. Além das diferenças socioculturais, deparam-se com as proibições do governo municipal, que os impedem de comercializar os produtos na rua. Mesmo com essas intransigências, eles receberam acolhida, solidariedade e ajuda de algumas lideranças para continuarem a exercer a atividade, num espaço físico, na área central da cidade, denominada de: Banca do Moro e Banca do Aziz. A base metodológica é de cunho qualitativo, com inspiração na observação participante, entrevista e seleção das estratégias nos canais de comunicação: facebook, whatsapp, rádio, móbile e identidade visual. Evidenciamos que os imigrantes preservam as expectativas por oportunidades de emprego e geração de renda, para isso, lutam ativamente contra as indiferenças e, agem de modo, criativo e empreendedor para sobreviver e melhorar as condições de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristóvão Domingos Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso.

Pós-doutor em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM), doutor em Comunicação e Informação (UFRGS), mestre em Educação (Unisinos), graduado em Relações Públicas. É professor da Universidade Federal de Mato Grosso.

Felipe Ziembowicz Schreiner, Universidade Federal do Pampa

Estudante do curso de Relações Públicas, bolsista de Iniciação Científica do Programa de Desenvolvimento
Acadêmico da Unipampa.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Almeida, C. D., & Schreiner, F. Z. (2024). DAS RUAS ÀS ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS E EMPREENDEDORAS DOS IMIGRANTES SENEGALESES. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 4(2), 123–138. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/90

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.