BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: RELAÇÕES DE GÊNERO EM PAUTA

Visualizações: 81

Autores

  • Jaqueline Carvalho Quadrado Universidade Federal do Pampa
  • Ewerton da Silva Ferreira Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0001-7588-0338
  • Eduardo Lima Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Gênero; Bullying; Etnografia; Escola; Oficinas Fala Sério.

Resumo

Este trabalho busca promover uma reflexão em torno de questões referentes ao bullying no âmbito escolar. Resultado de uma pesquisa de cunho qualitativa descritiva que utilizou-se da metodologia etnográfica sobre “Fronteiras das relações de gênero e sexualidade em contexto escolar” - tomando como foco de investigação as oficinas Fala Sério. As cenas relatadas foram coletadas com alunos e alunas do curso normal (antigo magistério) em seis turma de uma escola estadual do noroeste gaúcho. Posto isso, visa-se discutir aqui os saberes e práticas – pautados na concepção de estudantes em formação de professores – tendo por intento problematizar as maneiras pelas quais os estudantes acabam por “instrumentalizar” determinadas representações sobre o “gênero”. Concepções essas que, por sua vez, encontramse muito mais ancoradas no senso comum, tal como se pode observar a partir das narrativas, do que nos próprios referenciais teóricos referentes aos próprios saberes em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Carvalho Quadrado, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professora do curso de Serviço Social da Universidade
Federal do Pampa, campus São Borja. Líder do GEEP – Grupo de Pesquisa em Gênero, Ética, Educação e Política.

Ewerton da Silva Ferreira, Universidade Federal do Pampa

Mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. Membro do GEEP-
Grupo de Pesquisa em Gênero, Ética, Educação e Política.

Eduardo Lima, Universidade Federal do Pampa

Acadêmico do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. Bolsista do projeto de pesquisa Fronteiras das “Relações de Gênero no contexto escolar” – FAPERGS. Membro do GEEP – Grupo de Pesquisa em Gênero, Ética, Educação e Política.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Quadrado, J. C., Ferreira, E. da S., & Lima, E. (2024). BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: RELAÇÕES DE GÊNERO EM PAUTA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 4(4), 1–12. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/114

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.