BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: RELAÇÕES DE GÊNERO EM PAUTA
Visualizações: 103Palavras-chave:
Gênero; Bullying; Etnografia; Escola; Oficinas Fala Sério.Resumo
Este trabalho busca promover uma reflexão em torno de questões referentes ao bullying no âmbito escolar. Resultado de uma pesquisa de cunho qualitativa descritiva que utilizou-se da metodologia etnográfica sobre “Fronteiras das relações de gênero e sexualidade em contexto escolar” - tomando como foco de investigação as oficinas Fala Sério. As cenas relatadas foram coletadas com alunos e alunas do curso normal (antigo magistério) em seis turma de uma escola estadual do noroeste gaúcho. Posto isso, visa-se discutir aqui os saberes e práticas – pautados na concepção de estudantes em formação de professores – tendo por intento problematizar as maneiras pelas quais os estudantes acabam por “instrumentalizar” determinadas representações sobre o “gênero”. Concepções essas que, por sua vez, encontramse muito mais ancoradas no senso comum, tal como se pode observar a partir das narrativas, do que nos próprios referenciais teóricos referentes aos próprios saberes em questão.