AS AULAS REMOTAS NO ENSINO MÉDIO

IMPLICAÇÕES, DIFICULDADES E PERCEPÇÕES

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Autores

  • Janete Cristiane Jarczeski Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v9i3.128

Palavras-chave:

Aulas Remotas, Ensino Médio, Educação Humazinadora

Resumo

Este texto relata sobre as aulas remotas implantadas no período da Pandemia Covid-19, como atividades de ensino e aprendizagem mediadas pelo uso das tecnologias. Estabelece um diálogo com autores que tratam da urgência em abordar a temática, analisando os desafios enfrentados no processo educativo escolar, como: o currículo, a falta de estrutura material e de rede de internet, uso da plataforma digital, o estudo individual, organização do tempo e espaço para o home office e, principalmente o pulsar brutal da desigualdade social constatada na vivência do ensino remoto. Mesmo diante de tantas adversidades, professores e professoras, mediados (as) por uma gestão democrática, mobilizaram ações colaborativas e coletivas para superar dificuldades e imposições. Como professora de História, no movimento da escuta sensível, foi proposto um questionário, aos (às) estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, organizado com 4 questões objetivas e uma subjetiva, que busca analisar a problemática: Quais as dificuldades e as percepções dos estudantes sobre as aulas remotas, no período da pandemia da Covid-19? O levantamento, sistematização e análise quantitativa e qualitativa dos dados, são uma ação relevante para organização da prática político-pedagógica humanizadadora.

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Biografia do Autor

Janete Cristiane Jarczeski, Universidade Federal do Pampa

Graduação em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994). Especialização em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998). Mestrado Profissional em História - FURG (2020). Atualmente é professora de História da Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama.

Referências

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Publicado

2024-05-16

Como Citar

Jarczeski, J. C. (2024). AS AULAS REMOTAS NO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES, DIFICULDADES E PERCEPÇÕES. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(3), 91–106. https://doi.org/10.62236/missoes.v9i3.128

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