ENSINO DE HISTÓRIAS DA ÁFRICA E AFRO-BRASILEIRA
MARCAS DE RESISTÊNCIAS E DE PROTAGONISMOS
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Ensino de História; Resistência; Protagonismo.Resumo
Neste artigo, propõe-se reflexões acerca da importância do ensino de Histórias da África e Afro-brasileira no contexto das práticas educativas desenvolvidas na Educação Básica. O mesmo visa, inicialmente, contribuir para o reconhecimento e valorização das relações estabelecidas entre o África e o Brasil e as resistências de seus atores sociais durante esse processo desde a “diáspora” até a aprovação da lei 10.639/2003. Por outro lado, tece algumas considerações a respeito das lutas realizadas pelo Movimento Negro para a inserção curricular e os desafios para a sua aplicação. Tendo em vista a natureza do texto, aponta alguns “recortes” como a abordagem do protagonismo de personagens afro-brasileiros; a importância dos conceitos enquanto construção histórica e cultural; tópicos relativos à História da África, o diálogos com outras disciplinas e alternativas didáticas. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo produzido as partir de uma investigação bibliográfica, análise de documentos e da legislação, assim como, as sugestões recolhidas durante os trajetos formativos no âmbito da formação inicial e continuada de professores realizados pelo NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas). Com a sua socialização esperamos ter suscitado discussões e contribuído para assegurar a abordagem dessas temáticas no cenário das práticas educativas.