ENSINO DE HISTÓRIAS DA ÁFRICA E AFRO-BRASILEIRA

MARCAS DE RESISTÊNCIAS E DE PROTAGONISMOS

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Autores

  • Aristeu Castilhos Rocha Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos

Palavras-chave:

Ensino de História; Resistência; Protagonismo.

Resumo

Neste artigo, propõe-se reflexões acerca da importância do ensino de Histórias da África e Afro-brasileira no contexto das práticas educativas desenvolvidas na Educação Básica. O mesmo visa, inicialmente, contribuir para o reconhecimento e valorização das relações estabelecidas entre o África e o Brasil e as resistências de seus atores sociais durante esse processo desde a “diáspora” até a aprovação da lei 10.639/2003. Por outro lado, tece algumas considerações a respeito das lutas realizadas pelo Movimento Negro para a inserção curricular e os desafios para a sua aplicação. Tendo em vista a natureza do texto, aponta alguns “recortes” como a abordagem do protagonismo de personagens afro-brasileiros; a importância dos conceitos enquanto construção histórica e cultural; tópicos relativos à História da África, o diálogos com outras disciplinas e alternativas didáticas. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo produzido as partir de uma investigação bibliográfica, análise de documentos e da legislação, assim como, as sugestões recolhidas durante os trajetos formativos no âmbito da formação inicial e continuada de professores realizados  pelo NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas). Com a sua socialização esperamos ter suscitado discussões e contribuído para assegurar a abordagem dessas temáticas no cenário das práticas educativas.

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Biografia do Autor

Aristeu Castilhos Rocha, Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos

Licenciatura em Estudos Sociais, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ); Licenciatura em História,
Universidade de Passo Fundo (UPF); Pós-Graduação: Especialização em Educação Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Santo Ângelo); Mestrado em História Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Doutorado em História Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); docente, pesquisador e coordenador do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos, RS.

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

Rocha, A. C. (2024). ENSINO DE HISTÓRIAS DA ÁFRICA E AFRO-BRASILEIRA: MARCAS DE RESISTÊNCIAS E DE PROTAGONISMOS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 5(2), 31–47. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/133

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