O LEGADO TURÍSTICO REPRESENTADO PELA MÚSICA NAS CIDADES DE LIVERPOOL E RIO DE JANEIRO

Autores

  • Gabriel de Almeida Martins Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Juliana Souza Gomes Estácio de Sá

Palavras-chave:

Música, Ritmo, Liverpool, Rio de Janeiro, Turismo.

Resumo

A música é a representação, modo de expressão e até mesmo um patrimônio. Através desses elementos, grupos sociais podem identificar-se e sentir-se representados com o que é entoado. Além disso, surge a importância dos elementos turísticos, como: a hospitalidade, infraestrutura e o marketing das cidades. Esta pesquisa abordou significados e elementos presentes não somente pela letra da música, mas sim, representações compostas pela banda The Beatles e o ritmo da Bossa Nova. A presente pesquisa buscou identificar o que tornou a cidade de Liverpool turística com a imagem da banda The Beatles e como o marketing de cidades é importante na construção desse atrativo. De tal modo, foi importante pesquisar porquê a Bossa Nova não teve a mesma ascensão turística na cidade do Rio de Janeiro, assim dividindo o cenário com outros ritmos.

Biografia do Autor

Gabriel de Almeida Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestrando em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas pela Universidade Federal Rural do Rio de
Janeiro – PPGDTPP. Pós-Graduado em Gerenciamento de Projeto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Juliana Souza Gomes, Estácio de Sá

Graduada em turismo pela Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro. As áreas atuantes são hotelaria, turismo e hospitalidade. 

Downloads

Publicado

2024-02-14

Como Citar

Martins, G. de A., & Gomes, J. S. (2024). O LEGADO TURÍSTICO REPRESENTADO PELA MÚSICA NAS CIDADES DE LIVERPOOL E RIO DE JANEIRO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(3), 192–211. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/230

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.