A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ESTADO DE RONDÔNIA

UMA ANÁLISE DE SUA SUPOSTA SUPERIORIDADE

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Autores

  • Daniel Alvez de Almeida Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v9i3.252

Palavras-chave:

Militarização, Política Pública, Estado Ampliado

Resumo

Este trabalho tem como objeto de análise as militarizações de escolas públicas ocorridas no Estado de Rondônia entre os anos de 1990 e 2019. Buscou-se entender o avanço das militarizações enquanto política pública, numa relação ambígua e contraditória entre a Secretaria Estaduais de Segurança Pública e Secretaria Estadual de Educação. Utilizamos a compreensão gramsciana de Estado para analisar as políticas públicas para além da noção de bem-comum, buscando identificar os grupos sociais interessados neste modelo educacional, seus representantes no Estado estrito e na sociedade civil organizada, e por fim, analisar a efetividade desta política pública educacional através do comparativo entre as notas do IDEB com as formas convencionais de ensino, demonstrando a falácia por de trás dos defensores do projeto que apontavam para a suposta superioridade do modelo militarizado.

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Biografia do Autor

Daniel Alvez de Almeida, Universidade de Passo Fundo

Aluno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História, em nível de Mestrado, da Universidade de Passo Fundo (UPF). 

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Publicado

2024-05-16

Como Citar

Almeida, D. A. de. (2024). A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ESTADO DE RONDÔNIA: UMA ANÁLISE DE SUA SUPOSTA SUPERIORIDADE. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(3), 151–172. https://doi.org/10.62236/missoes.v9i3.252

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