POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM MOOC
Visualizações: 121DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.257Palavras-chave:
MOOC, Vídeos Educionais, Educação onlineResumo
O presente artigo visa mapear as possibilidades e desafios para a implementação de um curso piloto na modalidade MOOC (Curso Online Aberto e Massivo), voltado à temática de vídeos educacionais. Ainda que haja uma vasta literatura internacional recente com ênfase semelhante, há uma lacuna no que se refere à produção nacional voltada a compreender analiticamente propostas dessa natureza. Nesta pesquisa, a ênfase é dada à experiência dos cursistas para validar o ambiente didático e as escolhas dos conteúdos abordados. Com isso, entende-se que a metodologia adotada é um estudo de caso da implementação do curso intitulado “Vídeos Educacionais: tudo o que você precisa saber”, disponível em uma plataforma de testes, Moodle/Moove. A coleta e análise de dados durou um período de quatro meses, com tempo dividido em uma análise qualitativa dos dados primários da literatura e da justificação dos materiais produzidos, além do cruzamento de dados contendo as alterações previstas para a melhoria do curso a partir do relato dos cursistas. Dessa forma, os resultados apontam para as características que os vídeos e os materiais devem apresentar para obter resultados satisfatórios na aprendizagem e nos engajamentos dos alunos. Logo, todo o processo na produção dos materiais tem sua base teórica no que foi posteriormente validado pela implementação de um questionário com os cursistas concluintes. Por outro lado, apresentamos, também, as dificuldades na implementação de um curso nessa modalidade de ensino, sendo uma das principais identificadas, que também são características dos demais cursos MOOC, o problema no número de concluintes no período analisado, demonstrando como possibilidade para futuras pesquisas.
Downloads
Referências
BAYECK, Rebecca Yvonne; CHOI, Jinhee. The Influence of National Culture onEducational Videos: The Case of MOOCs. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, Athabasca, v. 19, n. 1, p. 186-201, 2018. DOI:10.19173/irrodl.v19 i1.2729. DOI: https://doi.org/10.19173/irrodl.v19i1.2729
BONAFINI, Fernanda. et al. How Much Does Student Engagement with Videos and Forums in a MOOC Affect Their Achievement? Newburyport, Online Learning, [s.l.], v. 21, n. 4, p.223 - 240, 2017. DOI: 10.24059/olj.v21i4.1270. DOI: https://doi.org/10.24059/olj.v21i4.1270
COLLINS, Kayla et al. Asynchronous video and the development of instructor social presence and student engagement. Turkish Online Journal of Distance Education, [s.l.], v. 20, n. 1, p. 53-70, 2019. DOI: 10.17718/tojde.522378. DOI: https://doi.org/10.17718/tojde.522378
DANIEL, John. Making Sense of MOOCs: Musings in a Maze of Myth, Paradox and Possibility. Journal of Interactive Media in Education, Reino Unido, v. 2012, n. 3, p. 1-20, 2012. DOI: 10.5334/2012-18. DOI: https://doi.org/10.5334/2012-18
DE LA FUENTE, Damián; SOLÍS, Montserrat Hernández; MARTOS, Inmaculada Pra. Vídeo educativo y rendimiento académico en la enseñanza superior a distancia. RIED - Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 323–341, 2018. DOI: 10.5944/ried.21.1.18326. DOI: https://doi.org/10.5944/ried.21.1.18326
FEDERIZZI, Carla Link et al. O MOODBOARD COMO FERRAMENTA METAPROJETUAL: um estudo sobre o caso Smart!. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. 2014. p. 1-12. Anais… Gramado - RS, 2014. DOI: https://doi.org/10.5151/designpro-ped-00486
FYFIELD, Matthew. et al. Videos in higher education: Making the most of a good thing. Australasian Journal of Educational Technology, [s. l.], v. 35, n. 5, p. 1–7, 2019. DOI: 10.14742/ajet.5930. Disponível em: https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/5930. Acesso em: 27 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.14742/ajet.5930
HARRISON, David J. Assessing Experiences with Online Educational Videos: Converting Multiple Constructed Responses to Quantifiable Data. International Review of Research in Open and Distributed Learning, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 168-192, 2015. DOI: 10.19173/irrodl.v16i1.1998. DOI: https://doi.org/10.19173/irrodl.v16i1.1998
HAYES, Clare. et al. “Making Every Second Count”: Utilizing TikTok and Systems Thinking to Facilitate Scientific Public Engagement and Contextualization of Chemistry at Home. Journal of Chemical Education, [s. l.], v. 97, n. 10, p. 3858–3866, 2020. DOI: 10.1021/acs.jchemed.0c00511. DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00511
HETKOWSKI, Tania Maria; DIAS, Josemeire Machado. Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 4, n. 2, p. 11-25, 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7105. Acesso em: 29 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.11-25
KAUR, Amanjot. et al. Prediction and Localization of Student Engagement in the Wild. 2018 International Conference on Digital Image Computing: Techniques and Applications, DICTA 2018. Anais...2019 Disponível em: https://arxiv.org/pdf/1804.00858.pdf. DOI: https://doi.org/10.1109/DICTA.2018.8615851
LAASER, Wolfram; TOLOZA, Eduardo. The Changing Role of the Educational Video in Higher Distance Education. International Review of Research in Open and Distributed Learning, [s.l.], v. 18, n. 2, p. 264-276, 2017. DOI: https://doi.org/10.19173/irrodl.v18i2.3067. DOI: https://doi.org/10.19173/irrodl.v18i2.3067
LIU, Chelsea; ELMS, Philip. Animating student engagement: The impacts of cartoon instructional videos on learning experience. Research in Learning Technology, [s.l.], v. 27, 1-31, 2019. DOI: 10.25304/rlt.v27.2124. DOI: https://doi.org/10.25304/rlt.v27.2124
RODRÍGUEZ LICEA, Roberto Alejandro; LÓPEZ FRÍAS, Blanca Silvia; MORTERA GUTIÉRREZ, Fernando Jorge. El video como Recurso Educativo Abierto y la enseñanza de Matemáticas. Revista electrónica de investigación educativa,[s.l.], v. 19, n. 3, p. 92-100, 2017. DOI: 10.24320/redie.2017.19.3.936. DOI: https://doi.org/10.24320/redie.2017.19.3.936
STANLEY, Denise; ZHANG, Yi. Student-Produced Videos Can Enhance Engagement and Learning in the Online Environment. Online Learning. [s.l.], v. 22, n. 2, p. 5-26, 2018. DOI: 10.24059/olj.v22i2.1367. DOI: https://doi.org/10.24059/olj.v22i2.1367
VÍRSIDA, Gonzalo Enrique Abio. Infográficos para ensino de le/la? análise de materiais didáticos, design e desenvolvimento de um curso para a formação de professores de espanhol no contexto brasileiro da educação básica. Orientador: Dra. Reinildes Dias. 2019. 517 p. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte Minas Gerais, 2019.
WIJNKER, Winnifred. et al. Educational videos from a film theory perspective: Relating teacher aims to video characteristics. British Journal of Educational Technology. [s.l.], v. 50, n. 6, p. 3175-3197, 2019. Disponível em: https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/bjet.12725. Acesso em: 21 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.1111/bjet.12725
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.