ESTUDOS SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA
UM PANORAMA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS
Visualizações: 271DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.265Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva, Educação, Educação Especial, InclusãoResumo
As tecnologias assistivas (TA) têm ganhado atenção substancial em todo o mundo devido ao seu potencial na transformação de vários domínios, principalmente a área da educação. No Brasil, essas tecnologias também têm recebido crescente interesse acadêmico, levando a um aumento na produção científica. À vista disso, o objetivo deste trabalho é caracterizar as produções científicas brasileiras que tratam sobre tecnologias assistivas na Educação e Educação Especial, identificando as abordagens teóricas e metodológicas utilizadas pelas pesquisas e suas contribuições para a Educação. O procedimento metodológico de coleta foi da revisão bibliográfica, numa abordagem qualitativa, adotando o método indutivo e as técnicas de leituras. A metodologia de análise dos dados utilizada foi a síntese integradora. Os resultados obtidos foi que as pesquisas sobre a temática apresentam uma visão abrangente sobre tecnologias assistivas na relação com a Educação e educação especial, o que possibilita avanços do conhecimento na área e reafirmação de sua importância. Consideramos que as pesquisas sobre as tecnologias assistivas contribuem para promoção da inclusão e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Downloads
Referências
ALVES, Guimarães U., ACCADROLLI, Gobatto A.; BACELAR, Silva, L.; MARQUES, Betânia de Oliveira, M.; Maria de Melo Silva, V., Maria Roque, S., & Maria Rocha, H. (2023). Tecnologias assistivas e outros recursos: caminhos para a inclusão. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473579. Disponível em: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3579. Acesso em: 10 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3579
AQUINO, Adelyn Barbosa de; CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro. Progressos na comunicação de duas crianças com deficiência intelectual na educação infantil: intervenções com o uso recursos de comunicação alternativa. Revista Tempos e Espaços em Educação, vol. 15, núm. 34, 2022. Universidade Federal de Sergipe. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=570272314094. Acesso em: 10 dez.2023.
ARAÚJO, R. C. T.; MANZINI, E. J. Recursos de ensino na escolarização do aluno deficiente físico. IN: MANZINI, E. J. (Org.) Linguagem, cognição e ensino do aluno com deficiência. Unesp. Marília: 2001, p. 1-11. DOI: https://doi.org/10.36311/2001.85-88390-06X.p1-12
BATISTA, de Souza R. FORTES, Alves, M. D. (2023). Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas. Diversitas Journal, 8(1). Disponível em: https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.248. Acesso em: 10 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2482
BASTOS, P.A.L.S.,SILVA, M. S. , RIBEIRO,N.M., MOTA, R.S.,& Galvão Filho, T. (2023). Tecnologia Assistiva e Políticas no Brasil. Cadernos Brasileiros de terapia Ocupacional, 31,e3401. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO260434011 DOI: https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoao260434012
BERBERI, Marco Antonio Lima; FRACARO, Beatriz. Pessoas com deficiência, acessibilidade e tecnologia: entre possibilidades e desafios para a inclusão. PENSAR - REVISTA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, v. 27, p. 1-14, 2022. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/11972. Acesso em: 10 dez.2023. DOI: https://doi.org/10.5020/2317-2150.2022.11972
BERSCH, R. D. C. R. (2017). Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: CEDI. Disponível em: https://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em: 10 dez.2023.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 30 nov. 2023.
BUSATTA, C. A.; CERUTTI, E. O cenário atual da educação inclusiva: reflexões sobre a intersecção junto às tecnologias assistivas na educação regular. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 19, p. 113-130, 2023. DOI: https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.905. Acesso em 03 dez. 2023 DOI: https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.905
CONTE, E., & HABOWSKI, A. C. (2022). Olhares sobre Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para a Aprendizagem: encruzilhadas, intersecções, insurgências. Revista Educação Especial, 35, e25/1–26. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686X67410. Acesso em: 07 de dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X67410
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell; tradução Luciana de Oliveira da Rocha. - 2. ed. - Porto Alegre: Artmed,2007. 248 p.: il. ;23cm.
DA CONCEIÇÃO, J. M., & FONTOURA Teixeira, M. do R. (2020). A produção científica sobre as mulheres na ciência brasileira. Revista Contexto & Educação, 35(112), 280–299. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.280-299. Acesso em 03 dez. 2023 DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.280-299
FELCKILCKER, Baldissera J., & TREVISOL, Ceron M. T. (2023). Questões atuais da educação especial: mapeamento de literatura. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 10(1), 187–202. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p187-202. Acesso em 10 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p187-202
FERREIRA, Isabel R.; OLIVEIRA, Carla Rodrigues de B. (2023). Formação docente de professores e as tecnologias assistivas para o desenvolvimento integral do aluno com deficiência. Revista Profissão Docente, 22(47), 01–12. Disponível em: https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1486. Acesso em: 10. dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1486
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
GALVÃO FILHO, T. A. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009.
GALVÃO FILHO, T. A. RIBEIRO, E. L. Tecnologia Assistiva: contribuições para a inclusão educacional de alunos com deficiência. Sitientibus (UEFS), v. 1, p. 27-42, 2012. DOI: https://doi.org/10.13102/sitientibus.vi45.8676. Acesso em 03 dez. 2023 DOI: https://doi.org/10.13102/sitientibus.vi45.8676
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MAIA, N.; DA SILVA, P.; GOULART, P.; REAL, J.; PETTEN, A.; BORTOLUS, M. Tecnologia assistiva, educação especial e a pandemia da Covid-19: A necessidade da continuidade do suporte em tempos de isolamento social. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 13, n. 2, p. 257-265, 29 ago. 2022. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12839. Acesso em: 10 dez.2023. DOI: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2022v13n2.12839
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Tecnologia Assistiva e Inclusão. Brasília: Liber Livro, 2003.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia cientifica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MORAIS, V. D. de; GOMES, P. B. (2023). Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência. Eventos Pedagógicos, 14(2), 461–475. Disponível em: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10678. Acesso em: 10 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10678
NETTO, M. R.; CARVALHO, R. F. (2022). Desafios e possibilidades de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais por intermédio das tecnologias digitais da informação e comunicação. Revista Espaço Acadêmico, 22(236), 48-58. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/62989. Acesso em: 10 dez.2023.
NOVAES S., Cristina Verônica & FONSECA, Josefa Sônia. A universidade brasileira e sua função social no percurso constitucional. VII Congresso Nacional de Educação- CONEDU. Maceió-AL. 2020 DOI: https://doi.org/10.36229/978-65-5866-028-6.CAP.05
OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de. Educação especial: formação de professores para a inclusão escolar. São Paulo: Contexto, 2022. 128 p.
PAULO, Irandir Izaquiel; MUNIZ, Erika Danielly; FLORÊNCIO, Pereira; BARBOSA, Josefa Laricia Ferreira; FIALHO, Francisco Antonio Pereira; MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. Empatia, imersão e prototipação no desenvolvimento de projetos de tecnologia assistiva: um estudo de caso. Revista de Extensão, v. 19, p. 42-58, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/88167/52324. Acesso em: 10 dez.2023. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e88167
SALVADOR, Ângelo Domingos, Frei. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica, elaboração e relatório de estudos científicos. 9ª. ed, rev. amp. Porto Alegre, Sulina/1981/ 254 pág. 21 cm.
SOUZA, Michelli Carla de; SOUZA, Ellen Simone Alves de; SILVA, Marinalva Paulo da; BALEEIRO, Girlene Gomes de Aquino; BARBOSA, Geicile Gomes. A importância da tecnologia assistiva na educação especial. Revista Ibero- Americana de Humanidades, Ciências e Educação- REASE. São Paulo, v.9.n.08. ago. 2023. ISSN - 2675 – 3375. Disponível em: doi.org/10.51891/rease.v9i8.10756. Acesso em: 09 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10756
VIEIRA, L., SANTOS, K. (2022). A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino e aprendizagem. Concilium, 22(7), 153–165. Disponível em: https://doi.org/10.53660/CLM-663-724. Acesso em: 10 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-663-724
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.