ESTUDOS SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA

UM PANORAMA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS

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Autores

  • Kelly Dias Sousa Universidade Federal de Roraima https://orcid.org/0009-0000-0160-8200
  • Márcia Cristina Leal Utsch Universidade Federal de Roraima
  • Sandra Moraes da Silva Cardozo Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.265

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Educação, Educação Especial, Inclusão

Resumo

As tecnologias assistivas (TA) têm ganhado atenção substancial em todo o mundo devido ao seu potencial na transformação de vários domínios, principalmente a área da educação. No Brasil, essas tecnologias também têm recebido crescente interesse acadêmico, levando a um aumento na produção científica. À vista disso, o objetivo deste trabalho é caracterizar as produções científicas brasileiras que tratam sobre tecnologias assistivas na Educação e Educação Especial, identificando as abordagens teóricas e metodológicas utilizadas pelas pesquisas e suas contribuições para a Educação. O procedimento metodológico de coleta foi da revisão bibliográfica, numa abordagem qualitativa, adotando o método indutivo e as técnicas de leituras. A metodologia de análise dos dados utilizada foi a síntese integradora. Os resultados obtidos foi que as pesquisas sobre a temática apresentam uma visão abrangente sobre tecnologias assistivas na relação com a Educação e educação especial, o que possibilita avanços do conhecimento na área e reafirmação de sua importância. Consideramos que as pesquisas sobre as tecnologias assistivas contribuem para promoção da inclusão e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

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Biografia do Autor

Kelly Dias Sousa, Universidade Federal de Roraima

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional.

Márcia Cristina Leal Utsch, Universidade Federal de Roraima

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional.

Sandra Moraes da Silva Cardozo, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Educação. Professora Associada dos Cursos de Letras – UFRR

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Sousa, K. D., Utsch, M. C. L., & Cardozo, S. M. da S. (2024). ESTUDOS SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA: UM PANORAMA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(1), 01–14. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.265

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