MEMÓRIAS DE UMA MULHER: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO EM ARTES VISUAIS

Visualizações: 41

Autores

Palavras-chave:

Memórias, Formação, Pesquisa Narrativa, Artes Visuais

Resumo

O texto busca investigar memórias de uma mulher que contribuíram para o processo de formação artística de sua própria filha que na juventude optou pela formação superior em Artes Visuais. Como percurso metodológico seguimos a trilha da pesquisa qualitativa e dentro dela a pesquisa narrativa, pois nos possibilita abrir possibilidades para revisitar as próprias histórias. Além disso, a pesquisa narrativa provoca inquietações na forma de compreender-se como sujeito no mundo e é o próprio sujeito quem organiza e narra a experiência na perspectiva de um inventário do vivido. O estudo mostra que a memória é mais do que o ato de visitar o passado, de trazer à tona as lembranças, é uma forma de reforçar os laços que estavam empoeirados, sentir conexões fortes, mas que estavam sendo esquecidas que é também o território de recriação e de reordenamento da existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Alexandre Mota, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda na Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Betânia Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Docente na Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma única história. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story Acessado em: 14/01/2020.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara Notas Sobre a Fotografia. Ed: Nova Fronteira: Rio de Janeiro,1984.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf?origin=publication_detail Acessado em: 15/07/2018.

BOSI, ÉCLEA. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

BUENO, K. Os Processos Sociais de Constituição das Habilidades. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 18, n. 2, p. 47-53, 1 ago. 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rto/article/download/14006/15824/ Acessado em: 30/04/2020.

CAMILLIS, Lourdes Stamato de. Criação e docência em arte. Araraquara: JM Editora, 2002. CANTON, Katia. Narrativas Enviesadas. Ed: WMF Martins Fontes: São Paulo. 2009.

CANTON, Katia. Tempo e Memória. Ed: WMF Martins Fontes: São Paulo. 2009.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Ed. Hucitec: São Paulo. 1985. Disponível em: http://www.iphi.org.br/sites/filosofia_brasil/Vil%C3%A9m_Flusser_-

_Filosofia_da_Caixa_Preta.pdf Acessado em: 10/01/2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Ed: Vértice. São Paulo, 1990.

MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens: uma história de Amor e Ódio. Ed: Companhia das Letras, São Paulo. 2001.

MARTINS, R.; TOURINHO, I.; SOUZA, E.C. (Org) Pesquisa Narrativas: Interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2017.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processo de Criação. Petrópolis: Ed. Vozes, 2016. Entrevistas concedidas:

Maria Solange. Entrevista concedida. Recife, Brasil, março de 2020. Gorett. Entrevista concedida. Recife, Brasil, março de 2020.

Regina. Entrevista concedida. Recife, Brasil, março de 2020. Daniel. Entrevista concedida. Recife, Brasil, março de 2020. Felipe. Entrevista concedida. Recife, Brasil, março de 2020.

Downloads

Publicado

2024-07-17

Como Citar

Mota, C. A., & Silva, M. B. (2024). MEMÓRIAS DE UMA MULHER: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO EM ARTES VISUAIS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(4), 18–34. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/275

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.