MEMÓRIAS DE UMA MULHER: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO EM ARTES VISUAIS
Visualizações: 41Palavras-chave:
Memórias, Formação, Pesquisa Narrativa, Artes VisuaisResumo
O texto busca investigar memórias de uma mulher que contribuíram para o processo de formação artística de sua própria filha que na juventude optou pela formação superior em Artes Visuais. Como percurso metodológico seguimos a trilha da pesquisa qualitativa e dentro dela a pesquisa narrativa, pois nos possibilita abrir possibilidades para revisitar as próprias histórias. Além disso, a pesquisa narrativa provoca inquietações na forma de compreender-se como sujeito no mundo e é o próprio sujeito quem organiza e narra a experiência na perspectiva de um inventário do vivido. O estudo mostra que a memória é mais do que o ato de visitar o passado, de trazer à tona as lembranças, é uma forma de reforçar os laços que estavam empoeirados, sentir conexões fortes, mas que estavam sendo esquecidas que é também o território de recriação e de reordenamento da existência.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma única história. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story Acessado em: 14/01/2020.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara Notas Sobre a Fotografia. Ed: Nova Fronteira: Rio de Janeiro,1984.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf?origin=publication_detail Acessado em: 15/07/2018.
BOSI, ÉCLEA. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
BUENO, K. Os Processos Sociais de Constituição das Habilidades. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 18, n. 2, p. 47-53, 1 ago. 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rto/article/download/14006/15824/ Acessado em: 30/04/2020.
CAMILLIS, Lourdes Stamato de. Criação e docência em arte. Araraquara: JM Editora, 2002. CANTON, Katia. Narrativas Enviesadas. Ed: WMF Martins Fontes: São Paulo. 2009.
CANTON, Katia. Tempo e Memória. Ed: WMF Martins Fontes: São Paulo. 2009.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Ed. Hucitec: São Paulo. 1985. Disponível em: http://www.iphi.org.br/sites/filosofia_brasil/Vil%C3%A9m_Flusser_-
_Filosofia_da_Caixa_Preta.pdf Acessado em: 10/01/2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Ed: Vértice. São Paulo, 1990.
MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens: uma história de Amor e Ódio. Ed: Companhia das Letras, São Paulo. 2001.
MARTINS, R.; TOURINHO, I.; SOUZA, E.C. (Org) Pesquisa Narrativas: Interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2017.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processo de Criação. Petrópolis: Ed. Vozes, 2016. Entrevistas concedidas:
Maria Solange. Entrevista concedida. Recife, Brasil, março de 2020. Gorett. Entrevista concedida. Recife, Brasil, março de 2020.
Regina. Entrevista concedida. Recife, Brasil, março de 2020. Daniel. Entrevista concedida. Recife, Brasil, março de 2020. Felipe. Entrevista concedida. Recife, Brasil, março de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.