CONSTITUIÇÃO FEDERAL E ENSINO DE HISTÓRIA: CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AULA-OFICINA

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Autores

  • Jeferson José Gevigier Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Constituição Federal, Aula-Oficina, Participação Popular, Ensino de História

Resumo

A reflexão acerca do ensino de história, pensando a prática de sala de aula faz-se necessária num contexto de transição e incertezas quando garantias fundamentais mais uma vez não são garantidas a todos, inclusive com a generalização do ensino remoto. A prática docente, dessa forma, deve possibilitar que os estudantes tenham instrumentos que possibilitem a eles apresentar progressões em sua cultura histórica através da pesquisa e da construção do conhecimento em sala de aula para perceber os direitos que lhe são negados e para compreender seu papel no processo de conquista e garantia dos direitos, significando sua própria existência e o tempo de forma histórica. O período da abertura política (década de 1980) e da Assembleia Nacional Constituinte é, portanto, privilegiado como objeto de reflexão em sala de aula com os estudantes da educação básica, para quem pretendemos propor sequências didáticas sobre esta temática específica, com base no modelo de aula-oficina desenvolvido por Isabel Barca. Portanto, a partir de nossa proposta, os estudantes poderão estudar a participação popular na construção da Constituição Federal compreendendo as ferramentas necessárias para que eles possam, de fato, participar efetivamente na sociedade.

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Biografia do Autor

Jeferson José Gevigier, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando pelo ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História - Campus UEM.

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Publicado

2024-07-17

Como Citar

Gevigier, J. J. (2024). CONSTITUIÇÃO FEDERAL E ENSINO DE HISTÓRIA: CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AULA-OFICINA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(4), 180–203. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/285

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