IMPACTOS DA PANDEMIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM VITÓRIA-ES

ESTUDO EM INSTITUIÇÕES PRIVADA E PÚBLICA

Visualizações: 96

Autores

  • Lucimara Santana Conceição Jesus Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Márcia Moreira Araújo Universidade Estadual do Norte Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.305

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, Alfabetização, Estratégias Pedagógicas, Impacto Socioeducacional

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo que investigou os impactos da pandemia de COVID-19 na alfabetização de crianças em escolas públicas e privadas no município de Vitória, ES. A pesquisa teve como foco as estratégias adotadas pelas instituições de ensino para lidar com a crise educacional durante o período de suspensão das atividades presenciais, especialmente nas turmas de alfabetização. Utilizando uma abordagem qualitativa participante, foram analisadas as relações entre o atraso no aprendizado e as estratégias pedagógicas adotadas, com base nos referenciais teóricos de Piaget e Vygotsky. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados aplicados a professores, coordenadores pedagógicos e gestores de escolas públicas e privadas. A análise dos resultados destacou o impacto significativo da pandemia na aprendizagem das crianças em idade de alfabetização, bem como a eficácia das estratégias implementadas na mitigação desse impacto. Este estudo contribui para a compreensão dos desafios enfrentados pela educação durante a pandemia e oferece insights sobre as melhores práticas no enfrentamento dessa crise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimara Santana Conceição Jesus, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestra em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré

Márcia Moreira Araújo, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Pós doutora em Políticas públicas – UENF/RJ. Doutora e mestre em educação –UFES/ES.

Referências

BRAGAGNOLO, Adriana. A interação verbal entre professoras e crianças de educação infantil: um encontro com a palavra. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n34p181

BORGES, J. L. S., & ALMEIDA, J. M.. Pesquisa-ação na escola: Reflexões e contribuições para a formação de professores. Revista Educação em Debate, v. 9, n. 17), p. 78-92. 2017.

CURY, A.. Avaliação em tempo de pandemia. In. L. S. Alencar & C. L. C. Guimarães (Eds.), Alfabetização: teoria e prática. São Paulo: Editora Unesp, 2021. p. 43-51.

DEMO, P.. Metodologia do conhecimento científico. Saraiva Educação, 2017.

Ferreira, L. A., & Resende, L. M.. O ensino remoto na educação básica e suas implicações. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 3, p. 1396-1410. 2020.

FONSECA, D. Pandemia e Educação: uma reflexão necessária. Revista da Educação, v. 26, n. 1, p. 12-15. 2021.

GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, 2017.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. IBGE, 2021.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M.. Fundamentos de metodologia científica. Atlas, 2017.

MACHADO, Yzynya Silva Rezende. Estratégias de ensino remoto e o letramento digital na alfabetização de crianças. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 1998.

MORATO, E. A. O construtivismo e os estágios cognitivos de Jean Piaget. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 2, n. 7, p. 21-28. 2017.

Piaget, J. (1952). The origins of intelligence in children (M. Cook, Trans.). New York: International Universities Press. DOI: https://doi.org/10.1037/11494-000

ROCHA, Carolina Nicácia Oliveira da. Práticas de letramento mobilizadas em sala de aula virtual por docentes da Educação Básica da rede federal. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1986.

TURKOWSKI, J. S. Educação na pandemia: reflexões e desafios. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 30, p. 1-10. 2020. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14002

WOLFF, Carolina Gil Santos. Ensino remoto na pandemia: urgências e expressões curriculares da cultura digital. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.

Downloads

Publicado

2024-08-19

Como Citar

Jesus, L. S. C., & Araújo, M. M. (2024). IMPACTOS DA PANDEMIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM VITÓRIA-ES: ESTUDO EM INSTITUIÇÕES PRIVADA E PÚBLICA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(1), 01–18. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.305

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.