EDUCAR PARA ESCRAVIZAR
O ENSINO TECNICISTA DE ESCRAVIZADOS NO BRASIL COLONIAL
Visualizações: 62DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.314Palavras-chave:
Educação Profissional, Educação, Escravidão, Estudos Culturais, História da EducaçãoResumo
A educação formal no Brasil teve seu início com a chegada dos primeiros jesuítas em terras brasileiras em 1549. Estes religiosos foram responsáveis por grande parte da educação brasileira, até sua expulsão em 1759, com o advento das reformas pombalinas. Durante o período colonial, o Brasil vivenciava uma expansão comercial e social. Havia a necessidade de mão-de-obra em maior número e qualificação. O Brasil utilizou da mão de obra escravizado dos povos originários, além de africanos escravizados, advindos de diversas partes da África e trazidos para a Colônia. A própria existência e expansão da Companhia de Jesus condicionava uma crescente demanda de novos profissionais, iniciou-se assim o ensino profissionalizante em terras brasileiras. O presente trabalho traz como objetivo uma análise da origem da educação tecnicista e a influência jesuítica nesse processo educacional. O presente trabalho empregou os métodos de análise bibliográfica e de rastreamento histórico dos processos educacionais, dos quais derivaram as seguintes técnicas de investigação: revisão de literatura e análise documental; participação presencial e remota em eventos científicos sobre o tema.
Downloads
Referências
ANCHIETA, José. Informação da província do Brasil para nosso padre (1585). In. Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões (1554-1594). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1933.
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da educação. 2. ed. ver. e atual. São Paulo: Moderna, 1996.
BARROS, Surya Aaronovich Pombo de. Discutindo a escolarização da população negra em São Paulo, entre o final do século XIX e início do XX. In: ROMÃO, Jeruse. História da educação do negro e outras histórias. Brasília: ME, 2005. P. http://pronacampo. mec.gov.br/images/pdf/bib_volume6_historia_da_educacao_do_negro_e_outras_historias. pdf. Acessado em 2 de julho de 2015.
COSTA, Osnar; SALVIANO, Leonardo. A pesquisa em história da educação: uma revisão de literatura. Do Tempo Presente, São Cristóvão - SE, v. 09, n. 01, jan.-jun. 2018.
FONSECA, Marcus Vinicius. A arte de construir o invisível. O Negro na história da educação brasileira. Revista Brasileira de História da Educação/SBHE, v.7, n. 1. 2007,
GOMES, Laurentino. Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de zumbi dos palmares, volume I, 1ed. – Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019.
LEITE, Serafim. Artes e ofícios dos jesuítas no Brasil; 1549-1760. Lisboa e Rio de janeiro, edições Brotérica e Livros de Portugal, 1953.
LOPES, Katia Geni Cordeiro. A presença de negros em espaços de instrução elementar da cidade-corte: o caso da Escola Imperial Quinta da Boa Vista. Rio de Janeiro: Centro de Educação/UERJ, 2012. Disponível em: http://www.ppfh.com.br/wpcontent/uploads/2014/01/D_katiageni.pdf. Acesso em: 2 jul. 2015.
LUZ, Itacir Marques. Alfabetização e escolarização de trabalhadores negros no Recife oitocentista: perfis e possibilidades. Revista Brasileira de História da Educação/SBHE, Campinas-SP, v.13, n.1, p.69-93. 2013. DOI: https://doi.org/10.4322/rbhe.2013.015
LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação e da Pedagogia. 16. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1985.
MAESTRI, Mário. A Pedagogia do medo: disciplina, aprendizado e trabalho na escravidão brasileira. In; STEPHANOU, M.; BASTOS, M.H.C (Orgs.). Histórias e Memória da Educação no Brasil. Vol. I - séculos XVI a XVIII. Petrópolis: Cortez, 2004.
MANACORDA, Mário Alighiero. História da educação: da Antiguidade aos nossos dias. Tradução de Gaetano Lo Monaco. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1989.
NÓBREGA, Manoel. Carta ao P. Diego Laynes, Roma (São Vicente, 12 de junho de 1561). In. Cartas do Brasil e mais escritos. Introdução e Notas Históricas e Críticas de Serafim Leite. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1955.
PIRES, Antônio. Carta do P. António Pires aos padres e irmãos de Coimbra (Pernambuco, 2 de agosto de 1551). In: Leite, Serafim (Org.). Cartas dos primeiros jesuítas do Brasil (1538-1553). Coimbra: Tipografia da Atlântida, 1956.
ROSÁRIO, Maria José. A educação jesuítica no Brasil colônia, Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 61, mar.. 2015. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640534
VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, SP, v. 22, n. 44, p. 203–220. 2014. DOI: https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i44.10977
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.