AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONSIDERAÇÕES E APONTAMENTOS

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Autores

  • Camila Rezende Oliveira Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0003-0115-8996
  • Sandra Alves Reis de Queiroz Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i2.315

Palavras-chave:

Educação Infantil, Avaliação da aprendizagem, Avaliação Mediadora

Resumo

Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar os diversos instrumentos avaliativos, a fim de compreender, quais são mais eficazes para a melhoria do processo de ensino aprendizagem dos alunos da Educação Infantil. Proporcionando assim, para os professores, momento de reflexão da prática pedagógica no intuito de aprimorar todo o processo educativo. O procedimento metodológico realizado é a pesquisa bibliográfica, que consiste em um processo de compreensão da realidade, com apoio de diversas propostas teóricas, visando alcançar respostas ao objeto de estudo e em constante vigilância aos objetivos propostos. Durante o processo são apontadas algumas dificuldades em avaliar crianças tão pequenas e alguns instrumentos avaliativos, como os registros diários das observações, os relatórios individuais e o uso dos portfólios, que possibilitam ao professor além de observar e registrar as diferentes ações no processo de ensino aprendizado do aluno também permite ao professor avaliar a própria prática no intuito de melhorar a construção do conhecimento e aprendizagem do educando. Assim, discutir amplamente as concepções e práticas de avaliação faz-se necessário e urgente para a construção de uma formação cidadã na infância, onde o educador deve ter um olhar sensível e reflexivo durante todo o processo avaliativo.

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Biografia do Autor

Camila Rezende Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Professora colaboradora do Programa de Pós -Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Sandra Alves Reis de Queiroz, Universidade Federal de Uberlândia

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2024-10-28

Como Citar

Oliveira, C. R., & Queiroz, S. A. R. de. (2024). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES E APONTAMENTOS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(2), 01–15. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i2.315

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