AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONSIDERAÇÕES E APONTAMENTOS
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https://doi.org/10.62236/missoes.v10i2.315Palavras-chave:
Educação Infantil, Avaliação da aprendizagem, Avaliação MediadoraResumo
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar os diversos instrumentos avaliativos, a fim de compreender, quais são mais eficazes para a melhoria do processo de ensino aprendizagem dos alunos da Educação Infantil. Proporcionando assim, para os professores, momento de reflexão da prática pedagógica no intuito de aprimorar todo o processo educativo. O procedimento metodológico realizado é a pesquisa bibliográfica, que consiste em um processo de compreensão da realidade, com apoio de diversas propostas teóricas, visando alcançar respostas ao objeto de estudo e em constante vigilância aos objetivos propostos. Durante o processo são apontadas algumas dificuldades em avaliar crianças tão pequenas e alguns instrumentos avaliativos, como os registros diários das observações, os relatórios individuais e o uso dos portfólios, que possibilitam ao professor além de observar e registrar as diferentes ações no processo de ensino aprendizado do aluno também permite ao professor avaliar a própria prática no intuito de melhorar a construção do conhecimento e aprendizagem do educando. Assim, discutir amplamente as concepções e práticas de avaliação faz-se necessário e urgente para a construção de uma formação cidadã na infância, onde o educador deve ter um olhar sensível e reflexivo durante todo o processo avaliativo.
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