VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL E DE(S)COLONIAL DE TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR

Visualizações: 38

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.317

Palavras-chave:

De(s)colonialidade, Educação, Humanização, Práticas Pedagógicas, Violência Escolar

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o atual cenário educacional diante da violência na instituição escolar por um viés transformador de interculturalidade e de(s)colonialidade. Com uma pesquisa dividida em três categorias: I) Mapear os índices e tipos de violência escolar após a aplicação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; II) Escavar práticas pedagógicas de embate a conjuntura atual de violência no chão da sala de aula; III) Explicitar como a educação brasileira aborda as soluções relacionadas ao problema educacional e ou social de violência escolar. O questionamento circundou pela inquietação: Quais práticas pedagógicas devem ser aplicadas na perspectiva intercultural e de(s)colonial diante do atual cenário educacional brasileiro? Para tanto, a pesquisa qualitativa deu-se através de revisão bibliográfica e levantamento noticiário sobre os casos de violências nas instituições educativas. Conclui-se que as diferentes formas de violência escolar precisam ser combatidas com práticas pedagógicas efetivas para a humanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celeste Aurora da Nóbrega Calixto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/CERES).

Dayane Lopes de Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos na UFPE (PPGDH/PE) 2024. Graduada em PEDAGOGIA (LICENCIATURA) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Lotação Centro de Ensino Superior do Seridó (UFRN/CERES) em 2023. Pesquisadora das Práticas Pedagógicas Decoloniais pelo Grupo de Estudos e Pesquisa da Educação em Paulo Freire (GEPEPF/UFRN/CERES).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2012.

BRASIL, Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 03 mar. 2024.

BRONFENBRENNER, Urie. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Tradução: André de Carvalho Barreto. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologia, v.8, n. 4, p.432-443, jul./ dez. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222002000200016

CORTELLA, Mário Sergio. Paulo Freire: um pensamento clássico e atual. Revista e-Curriculum, São Paulo: PUC-SP, v. 7, n. 3, dez. 2011. Edição especial de aniversário de Paulo Freire. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 03 mar. 2024.

DEMO, Pedro. Participação é Conquista. São Paulo: Cortez, 1988.

DINIZ, Eva; KOLLER, Silvia Helena. O afeto como processo do desenvolvimento ecológico. Educar,Curitiba. n. 36, p. 65-76, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª edição, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

DINIZ, Eva; KOLLER, Silvia Helena. O afeto como processo do desenvolvimento ecológico. Educar, Curitiba. n. 36, p. 65-76, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000100006

HENRIQUE, Layane. Por que os casos de violência escolar têm aumentado? Politize, 2023. Disponível em: https://www.politize.com.br/violencia-escolar/. Acesso em 03 mar. 2024.

PAIM, Elison Antonio.; ARAÚJO, Helena Maria Marques. Memórias Outras,

Patrimônios Outros e Decolonialidades: Contribuições Teórico-metodológicas

para o Estudo de História da África e dos Afrodescendentes e de História dos

Indígenas no Brasil. Education policy analysis archives, [S.l.], v. 26, p. 92, july, 2018. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.26.3543

ISSN 1068-2341. Availableat: https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/3543/2103.

PORTAL G1. Brasil tem histórico de alto índice de violência escolar: veja dados sobre agressão contra professores. Portal G1, 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/03/27/brasil-tem-historico-de-alto-indice-de-violencia-escolar-veja-dados-sobre-agressao-contra-professores.ghtml. Acesso em: 19 fev. 2024.

SENADO FEDERAL. Relatório Executivo – 06/2023. Violência nas Escolas. Brasília: Senado Federal. Instituto de Pesquisa DataSenado. 2023. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/arquivos/relatorio_violencianasescolas_flavioarns_resumo.pdf Acesso em: 03 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

Calixto, C. A. da N., & Lopes de Medeiros, D. (2024). VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL E DE(S)COLONIAL DE TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(2), 01–16. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.317

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.