EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, MEMÓRIAS E PERCURSOS NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM AGROPECUÁRIA

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DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.323

Palavras-chave:

Educação Profissional, Curso Técnico em Agropecuária, Sentido, Representação

Resumo

Os fundamentos do ensino, por envolverem de forma intrínseca categorias subjetivas de existência e objetivas da prática, contribuem para a construção das representações, das quais os sentidos são formados. Neste sentido, se objetiva neste artigo analisar os sentidos produzidos no processo de formação profissional no Curso Técnico em Agropecuária, modalidade subsequente, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) — Campus Vacaria (Rio Grande do Sul), no período de 2016–2018, mediante análise de conteúdo, cotejados pela história oral e outros registros históricos. Ao interpretar as representações sociais, foi possível compreender os sentidos da educação profissional, com destaque para a possibilidade de formação em todos os níveis, a ascensão social e a mobilidade econômica. Para os egressos ressoam, como resultados sociais e econômicos, a constituição de rede de apoio e de negócios, meio pelo qual trocam saberes, informações de interesse comum e na econômica, a inserção no mercado de trabalho em postos de lideranças, investimentos na área do agronegócio, como empreendimento econômico e o aumento da renda.

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Biografia do Autor

Rosemeri Barreto Argenta, Universidade de Caxias do Sul

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com projeto alinhado a Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação. Participa do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM) e participa como voluntária do projeto de pesquisa Grupo Escolar no Rio Grande do Sul no Século XX: culturas e práticas em perspectiva regional. Mestre em Serviço Social (2006), com ênfase em Política Social Pública, pela Pontifícia Universidade católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Bacharel em Serviço Social (2004) pela UCS. No período de 2006 a 2009 atuou como docente na Universidade de Cruz Alta, desenvolvendo e participando de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Foi Assistente Social da Superintendência dos Serviços Penitenciários – SUSEPE nos anos de 2009 a 2011, órgão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, vinculado à Secretaria da Segurança Pública. Também atuou no período de 2011 a 2015, como coordenadora da Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes Casa Lar Padre Oscar Bertholdo no Município de Farroupilha. Atualmente é Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Farroupilha.

Jo´se Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul

Professor e pesquisador dos programas de pós-graduação em Educação e em História da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Coordenador do Curso de Geografia PARFOR/UCS. Especialista em Educação na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Graduado em História, Geografia, Pedagogia e Biblioteconomia, com mestrado e doutorado em Educação.

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Publicado

2024-11-06

Como Citar

Barreto Argenta, R., & Souza, J. E. de. (2024). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, MEMÓRIAS E PERCURSOS NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM AGROPECUÁRIA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(2), 01–12. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.323

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