EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, MEMÓRIAS E PERCURSOS NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM AGROPECUÁRIA

Visualizações: 23

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.323

Palavras-chave:

Educação Profissional, Curso Técnico em Agropecuária, Sentido, Representação

Resumo

Os fundamentos do ensino, por envolverem de forma intrínseca categorias subjetivas de existência e objetivas da prática, contribuem para a construção das representações, das quais os sentidos são formados. Neste sentido, se objetiva neste artigo analisar os sentidos produzidos no processo de formação profissional no Curso Técnico em Agropecuária, modalidade subsequente, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) — Campus Vacaria (Rio Grande do Sul), no período de 2016–2018, mediante análise de conteúdo, cotejados pela história oral e outros registros históricos. Ao interpretar as representações sociais, foi possível compreender os sentidos da educação profissional, com destaque para a possibilidade de formação em todos os níveis, a ascensão social e a mobilidade econômica. Para os egressos ressoam, como resultados sociais e econômicos, a constituição de rede de apoio e de negócios, meio pelo qual trocam saberes, informações de interesse comum e na econômica, a inserção no mercado de trabalho em postos de lideranças, investimentos na área do agronegócio, como empreendimento econômico e o aumento da renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemeri Barreto Argenta, Universidade de Caxias do Sul

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com projeto alinhado a Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação. Participa do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM) e participa como voluntária do projeto de pesquisa Grupo Escolar no Rio Grande do Sul no Século XX: culturas e práticas em perspectiva regional. Mestre em Serviço Social (2006), com ênfase em Política Social Pública, pela Pontifícia Universidade católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Bacharel em Serviço Social (2004) pela UCS. No período de 2006 a 2009 atuou como docente na Universidade de Cruz Alta, desenvolvendo e participando de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Foi Assistente Social da Superintendência dos Serviços Penitenciários – SUSEPE nos anos de 2009 a 2011, órgão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, vinculado à Secretaria da Segurança Pública. Também atuou no período de 2011 a 2015, como coordenadora da Instituição de Acolhimento de Crianças e Adolescentes Casa Lar Padre Oscar Bertholdo no Município de Farroupilha. Atualmente é Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Farroupilha.

Jo´se Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul

Professor e pesquisador dos programas de pós-graduação em Educação e em História da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Coordenador do Curso de Geografia PARFOR/UCS. Especialista em Educação na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Graduado em História, Geografia, Pedagogia e Biblioteconomia, com mestrado e doutorado em Educação.

Referências

BRASIL. [Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituicao.htm. Acesso em: 4 abr. 2020.

BRASIL. Conferência Nacional de Educação 2010. Construindo o Sistema Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação. Documento Final. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/images/pdf/CONAE2010_doc_final.pdf. Acesso 03 de ago de 2021.

BONAZZI, Chantal de Tourtier. Arquivos: Propostas Metodológicas. In. FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.). Usos & abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 233-246.

ESCOLANO BENITO, Agustín. A escola como cultura: experiência, memória e

arqueologia. 1. ed. Campinas: Alínea, 2017.

ESCOLANO BENITO, Agustín. La arquitetura como programa: espacio-escuela y

curriculum. Revista Historia de la Educación, n. 12-13, p. 97-120, 1993- 94.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2006

FRIGOTTO, Gaudêncio (org). Institutos federais de educação, ciência e tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2. ed. São

Paulo: Centauro, 2003.

LOZANO, Jorge. El discurso histórico. Madrid: Alianza Universidad Editora, 1994.

MUNARI, Alberto. Jean Piaget. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

PAUGAM, Serge. A desqualificação social: ensaio sobre a pobreza. São Paulo: Educ/Cortez, 2003.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução: Wilma Patrícia Maas e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto/Ed. PUC-Rio, 2006.

SAVIANI, Demerval. A política educacional no Brasil. In.: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (org.). Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. III: século XX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011).

SOUZA, Jose Edimar de. As escolas isoladas: práticas e culturas escolares no meio rural de Lomba Grande/RS (1940-1952). 2015. 292f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS, 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Historia de la educación e historia cultural. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 0, p. 63-82, set./dez. 1995.

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

Barreto Argenta, R., & Souza, J. E. de. (2024). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, MEMÓRIAS E PERCURSOS NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM AGROPECUÁRIA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(2), 01–12. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.323

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.